- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

Edição especial

FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA

Editora UnB participa da 34ª edição

De 1º a 10 de junho, a Editora UnB estará na 34ª Feira do Livro de Brasília. Além de descontos de 80% em títulos, haverá debates e lançamentos. No sábado, 2 de junho, às 16h, Maio de 68: o movimento estudantil que revolucionou o mundo será tema de debate que reunirá Gilson Dantas, Vladimir Carvalho, Antônio de Pádua Gurgel, Beth Almeida, Érika Kokay e Gilney Viana. Na terça, 5 de junho, às 18h30, João Almino lança Dois ensaios sobre utopia. Dia 6 de junho, às 19h, será a vez de José Geraldo de Sousa Júnior, Marcelo Lavenére, Marcelo Neve, Eneá de Stutz e Lucilia Delgado dialogarem sobre Constituinte de 1988 – 30 anos depois, o que restou?. Na quinta, 7 de junho, às 18h30, será o lançamento de Muitos escravos, muitos senhores: escravidão nordestina e gaúcha no século XIX. Em 9 de junho, às 16h, será lançado o Dicionário crítico de migrações internacionais. Todos os eventos têm entrada franca. A Feira acontece no Shopping Pátio Brasil.

ESTUDANTES

Auxílio para participação em eventos

Os editais 2018 de auxílio para participação de alunos de graduação em eventos nacionais e internacionais encontram-se disponíveis na página do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), na seção de editais. Para eventos no país, o valor do auxílio é de R$ 650; para eventos no exterior, R$ 2 mil. A contribuição destina-se ao pagamento de diárias, passagens e taxas de inscrição. As solicitações devem ser realizadas mensalmente, de acordo com os prazos especificados nos editais. O período de solicitação de auxílio para eventos que ocorrem em julho é de 4 a 8 de junho.

Mais informações: www.deg.unb.br

PORTAL REÚNE DADOS

Influência africana no Brasil

Projeto Geografia Afrobrasileira Educação e Planejamento do Território lança o Portal Projeto Geoafro Brasil. A plataforma reúne trabalhos acadêmicos, palestras, entrevistas, exposição virtual e metadados de pesquisas relacionados à influência africana na formação territorial do Brasil. O trabalho compõe as ações do Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica (CIGA) da UnB. Visite!

Mais informações: www.projetogeoafrobrasil.com

CINEMA

Lugar de mulher

A temporada do projeto Segundas Curtas continua. O tema Mulheres foi escolhido para as sessões deste ano. A próxima será no dia 28 de maio, com os filmes Antonieta, da diretora Flávia Person; Objetivos e Metas (Goles y Metas), de Ginger Gentile e Gabriel Balanovsky; e o primeiro episódio da websérie Batalha, Mina, da diretora Isis Aisha. A atividade, que discutirá o lugar da mulher, ocorre no anfiteatro 10 do ICC, às 12h30.

Mais informações: www.docca.dac.unb.br

CASA NIEMEYER

Mostras de arte contemporânea

Até 12 de agosto, o público pode conferir três novas exposições de arte contemporânea na Casa Niemeyer. O artista visual Claudio Cretti, radicado em São Paulo, mostra Acaso a coisa a casa, e os artistas brasilienses César Becker e Ludmilla Alves apresentam Escavar a ruína e Desferir o golpe, respectivamente. A visitação acontece todos os dias da semana, das 8h às 18h. Entrada franca.

Mais informações: www.facebook.com/calunb

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Vagas para estudantes do ensino médio

O Decanato de Pós-Graduação (DPG) lançou edital do Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio 2018/2019, que objetiva inserir estudantes em projetos de pesquisas desenvolvidos pela Universidade de Brasília. As inscrições deverão ser realizadas pelos orientadores das pesquisas até o dia 8 de junho por meio de formulário disponível na página do programa. Para conferir os requisitos de participação, acesse o edital.

Mais informações: 3107 0824 | www.proic.unb.br

JORNADA

Mercado de trabalho

Alunos do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA), em conjunto com o Instituto de Letras, promovem a VIII Jornada de LEA – o próximo passo. A atividade está marcada para 14 de junho, no anfiteatro 10 do ICC, e tem como tema Mercado de trabalho. As inscrições estão abertas para os interessados em participar de mesas e workshops.

Mais informações: www.jornada8leamsi.wordpress.com

AVALIAÇÃO

Sala dos Professores do vestibular

Professores de instituições públicas e particulares que estejam atuando em funções administrativas, de coordenação pedagógica, lecionando para o ensino médio em 2018 ou que tenham desenvolvido alguma dessas atividades há, no máximo, 12 meses, podem se inscrever, até 28 de maio, para participar da Sala dos Professores Vestibular UnB 2018. O projeto reúne docentes para resolução e análise dos itens que compõem as provas da seleção, simultaneamente aos candidatos que realizam o vestibular. A ideia é promover debates para aperfeiçoar os instrumentos de avaliação do processo seletivo, com o aprofundamento das orientações da matriz de objetos de conhecimento.

Mais informações: 3448 0100 | www.cespe.unb.br/interacao