- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

Seleções abertas para a pós-graduação

Estão disponíveis, na página do Decanato de Pós-Graduação (DPG), editais para a seleção de alunos de mestrado e/ou doutorado em diversos cursos, como Educação, Ciências Ambientais, Matemática, Química, Computação Aplicada, Ciências da Saúde, Nutrição Humana, Literatura, Música, entre outros. Interessados devem acessar o endereço abaixo e clicar no item Programas e editais de pós-graduação.

Mais informações: www.dpg.unb.br

SELEÇÃO

Vagas remanescentes

Até 7 de maio, estão abertas as inscrições do processo seletivo para vagas remanescentes da UnB. São oferecidas 202 vagas, em 76 cursos, para ingresso no segundo semestre letivo de 2018. Para participar, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 e comprovar a conclusão do ensino médio. A taxa de participação é de R$ 60 e o resultado da primeira chamada será divulgado na data provável de 10 de julho.

Mais informações: 3448 0100 | www.cespe.unb.br/vestibular

EXPOSIÇÃO

Via crucis

No dia 10 de maio, às 19h, será lançada a exposição fotográfica Via crucis, idealizada pelo estudante do Instituto de Artes (IdA) Tarcísio Paniago. A série de fotografias retrata o artista visual e performer Ariel Nobre no contexto da sua transição do gênero feminino para o masculino. A visitação vai até 10 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h30, no Museu Nacional.

Mais informações: 3325 5220/6410

Auxílio para participação de graduandos em eventos

Os editais de auxílio para participação de alunos de graduação em eventos nacionais e internacionais estão disponíveis na página do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), na seção Editais. O subsídio é de R$ 650 para eventos no país, e de R$ 2 mil para eventos no exterior. O custeio destina-se à cobertura de diárias, passagens e taxas de inscrição. Os pedidos devem ser realizados até 7 de maio para eventos que ocorrem em junho.

Mais informações: www.deg.unb.br

MATEMÁTICA

Aprendizagem colaborativa

O 16º Rei e Rainha da Derivada da UnB acontece nos dias 5 e 6 de maio, na praça Central do JK Shopping, a partir das 10h. O evento é gratuito e envolve aprendizagem colaborativa de matemática e uso de jogos no ensino. Qualquer estudante universitário pode participar, desde que não tenha atuado como monitor nas disciplinas Cálculo 1, 2 ou 3, nem tenha recebido os títulos TOP 4, Paladino ou Imortal em edições anteriores do evento.

Mais informações:  www.reidaderivada.com/inscricao

Ajuda de custo para alunos de pós-graduação

Alunos de mestrado e doutorado podem solicitar ajuda de custo para participação em eventos científicos nacionais e internacionais. Os discentes devem ter, no mínimo, 6 meses de matrícula no mestrado e 12 meses, no doutorado. O auxílio é de até R$ 2 mil para eventos no Brasil, até R$ 3 mil para eventos na América Latina e Caribe e até R$ 6 mil para as demais regiões. O prazo se encerra no dia 10 de maio para eventos que ocorrem até agosto. Para eventos que serão realizados entre setembro e dezembro, o auxílio poderá ser solicitado a partir de 2 de julho. O edital está disponível na página do Decanato de Pós-Graduação (DPG).

Mais informações:  www.dpg.unb.br

PALESTRA

Estude no Japão

Com o objetivo de explicar as modalidades de bolsas e apresentar depoimentos de ex-bolsistas, a Embaixada do Japão realizará a palestra Estude no Japão. O evento ocorrerá no dia 10 de maio, das 10h às 12h, no auditório da Faculdade de Tecnologia (FT). A atividade é gratuita e aberta ao público. O Ministério da Educação do governo japonês oferece, anualmente, seis tipos de bolsas de auxílio para acadêmicos brasileiros estudarem em universidades japonesas.

REUNIÃO

Saúde mental do estudante

A Associação de Pós-Graduandos (APG) da UnB realiza, na próxima semana, um encontro com a temática Saúde mental do pós-graduando. A atividade será realizada no dia 9 de maio, às 12h, na sala 3 da pós-graduação do Instituto de Geociências (IG), localizado na ala central do Instituto Central de Ciências, o Minhocão. Evento aberto ao público.

Mais informações:  www.tinyurl.com/saudementalapg