- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo .pdf
clique na imagem

CIÊNCIA E OUSADIA

Nobel de Química na UnB nesta quinta

Aaron Ciechanover, referência nas pesquisas sobre tratamentos personalizados para o câncer, palestra nesta quinta-feira (10), às 11h, no auditório da ADUnB, sobre os desafios e as realizações da ciência. Às 15h, no auditório da Reitoria, Ciechanover recebe da UnB o título de Doutor Honoris Causa. A oportunidade de compartilhar reflexões com o Nobel é gratuita e aberta ao público. A biofarmacêutica AstraZeneca e o Nobel Media são parceiros desta visita em comemoração aos 55 anos da UnB.

Mais informações: 3107-0263

BOAS-VINDAS

#InspiraUnB inaugura semestre

A atriz Maria Paula, aluna da pós-graduação da UnB, comandará o bate-papo da aula inaugural #InspiraUnB nesta terça, 8 de agosto, no Centro Comunitário Athos Bulcão. Às 16h, os novos estudantes da Universidade serão recebidos no local para ouvir não só a ex-Casseta&Planeta, mas também os convidados Ricardo Fragelli, professor da Faculdade UnB Gama; Magno Assis, servidor da Diretoria da Diversidade; e Caroline Soares, professora do IFB e ex-aluna da UnB. Eles falarão sobre suas experiências na instituição e de que forma elas contribuíram para suas carreiras.

ESTUDANTES

Auxílio para participar de eventos

Estão disponíveis, na página do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), os editais de auxílio para participação de alunos de graduação em eventos no país e no exterior em 2017. A contribuição destina-se ao pagamento de diárias, passagens e taxas de inscrição. O valor do auxílio é de R$650 para os nacionais e de R$2 mil para os internacionais. No caso dos que ocorram em setembro, o prazo vai de 7 a 11 de agosto. As solicitações devem ser realizadas mensalmente.

Mais informações: www.deg.unb.br | 3107-7636

Moradia Estudantil

Os editais do programa de moradia estudantil para alunos de graduação e de pós-graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica estão disponíveis na página da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS). Os graduandos podem solicitar, até 18 de agosto, Vaga em apartamento na Casa do Estudante Universitário (CEU), Auxílio Moradia e Auxílio Moradia Transporte. Pós-graduandos podem requerer Vaga em Apartamento na Casa do Estudante Universitário da Pós-Graduação até 11 de agosto. As solicitações devem ser feitas pelo site www.saeweb.unb.br.

Mais informações: 3107-0258 | www.unb2.unb.br/administracao/diretorias/dds/assistenciaestudantil

CINEMA

Festival universitário

Estão abertas, até 10 de agosto, as inscrições para o 1º Festival Universitário de Cinema de Brasília. Para participar, o filme deve ter sido finalizado em 2015, 2016 ou 2017; ter sido produzido por estudantes universitários de escolas de Cinema e Audiovisual brasileiras; e ter cópia final em DCP ou blue ray. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.festivaldebrasilia.com.br.

CIRURGIA BARIÁTRICA

Estudo busca voluntários

Pesquisadores da UnB estão à procura de pessoas que realizaram cirurgia bariátrica do tipo bypass há pelo menos dois anos e, no máximo, há seis anos, que não conseguem manter o uso de suplementação proteica e nem fazer exercícios regularmente. Os voluntários serão orientados por profissionais treinados e poderão realizar avaliação completa de seu estado de saúde sem custo algum. Não poderão participar do estudo pessoas com diagnóstico de diabetes, com uso de medicação para controle de peso ou que tenham alguma condição que impeça a realização de exercícios de musculação.

Mais informações: Fernando Lamarca | 99952-4219

EXPOSIÇÃO

Fidel es Fidel

Até 13 de agosto, está em cartaz na Galeria Acervo da Casa da Cultura da América Latina a exposição Fidel es Fidel. A mostra reúne 17 fotos do fotógrafo Roberto Chile, que acompanhou Fidel Castro em sua caminhada política durante 25 anos. Além de registrar os inúmeros momentos da trajetória do ex-presidente, Chile também produziu documentários e reportagens sobre a cultura e sobre atualidades de Cuba. A entrada é franca e a classificação, livre.

Mais informações: 3107 7963 | www.cal.unb.br

UniSer

A UnB recebe inscrições para ingresso no programa de extensão Universidade do Envelhecer (UniSer), disponível na Candangolândia, na Estrutural e em Taguatinga. Ao todo, são ofertadas 300 vagas para candidatos com idade a partir de 45 anos. As matrículas são gratuitas e podem ser feitas de 7 a 11 de agosto nos locais especificados nos três editais. Confira na página www.uniserunb.com.