- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo .pdf
clique na imagem

NOVIDADE

Matrícula Web para graduação e pós-graduação

Este semestre estudantes de graduação e, pela primeira vez, os de pós-graduação farão a pré-matrícula em disciplinas por meio do Matrícula Web. Alunos de graduação têm da 0h do dia 25 até as 18h do dia 28 de julho para solicitar o que deseja cursar. Nesse caso, o resultado da pré-matrícula será divulgado em 1º de agosto e possíveis ajustes poderão ser feitos de 2 a 11 de agosto. Já o prazo para a pós-graduação será da 0h do dia 25 até as 18h do dia 30 de julho, e o resultado estará disponível para os orientadores de 2 a 3 de agosto – eventuais ajustes poderão ser feitos no dia 4. O segundo semestre letivo começa dia 7 de agosto.

Mais informações: 3107-0521 / www.matriculaweb.unb.br

UnB 55 ANOS

Nobel de Química palestra na UnB e recebe Honoris Causa

Aaron Ciechanover, reconhecido por pesquisa que propõe tratamentos individualizados para o câncer, vem à UnB dia 10 de agosto compartilhar reflexões sobre A ciência que inspira e a ousadia que transforma o mundo. A palestra, aberta a toda comunidade acadêmica, acontece às 11h no auditório da ADUnB. Na sequência, às 15h, Ciechanover será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa, no auditório da Reitoria. As atividades, em parceria com a AstraZeneca e o Nobel Media, integram as comemorações dos 55 anos da Universidade e marcam a campanha institucional Ciência e Ousadia.

Mais informações: 3107-0263

NACIONAL

Congresso Brasileiro de Sociologia

De 26 a 29 de julho, Brasília recebe a 18ª edição do Congresso Brasileiro de Sociologia, que conta com a presidência da professora Maria Stela Grossi Porto, da UnB, e o apoio da instituição. O tema deste ano é: Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais. Estão confirmadas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, conferências, apresentações de trabalhos, exposições, minicursos, lançamentos de livros e seminários. As inscrições podem ser feitas online ou presencialmente.

Mais informações: sbs2017.com.br

EDITORA UnB

Novas regras de publicação

A Editora UnB acaba de lançar novas regras de submissão para publicação de obras. O manual está disponível na página da editora e é composto por políticas editoriais, orientações e regras para recebimento de originais, trâmites para submissão, produção editorial e adequação a normas. O prazo para submeter obras para publicação vai até 30 de agosto.

Mais informações: www.editora.unb.br

ENCONTRO

Sociologia na educação básica

De 23 a 25 de julho acontece, no campus Darcy Ribeiro, o V Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica. O evento discutirá os rumos da disciplina de Sociologia no ensino médio e, a partir disso, refletirá sobre a formação de docentes e o papel da Universidade nesse processo. Inscrições abertas no site www.eneseb2017.com.br.

EM CARTAZ

CineCAL celebra movimento Cinema Novo

No mês de julho, o projeto de extensão CineCAL apresenta o movimento Cinema Novo, que surgiu na década de 1950, incorporou novas formas de linguagem e renovou questões estéticas e culturais do Brasil. Dentre os cineastas que compõem a programação estão Roberto Pires, Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, Ruy Guerra. As sessões acontecem às terças, quintas e sextas-feiras, às 19h, no terceiro andar da Casa da Cultura da América Latina. Entrada franca.

Mais informações: www.cal.unb.br / SCS, quadra 4, ed. Anápolis, sala 103.

SEMINÁRIO

Política social

Já estão abertas as inscrições para o VI Seminário Internacional de Política Social, que será realizado de 11 a 14 de setembro, na Finatec, com o tema Que política social para qual emancipação?. Interessados podem acessar o site do evento para conferir a programação.

Mais informações: www.politicasocial.unb.br

PALESTRA

Learning Analytics

Acontece no dia 11 de agosto, às 8h, no auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), a palestra Learning Analytics. Com a presença de David Cavallo, professor e pesquisador norte-americano na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. O evento faz parte do Programa Aprendizagem para o Terceiro Milênio (A3M), que visa potencializar iniciativas de docentes que promovam aprimoramento no processo de ensino-aprendizagem e na interação com alunos. O evento é gratuito, e as inscrições podem ser feitas até 31 de julho pelo endereço abaixo.

Mais informações: www.cead.unb.br