ADMINISTRAÇÃO

Homologação da consulta à comunidade acadêmica faz parte do processo de escolha dos novos dirigentes

Foto: Isa Lima/Secom UnB

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília se reúne nesta sexta-feira (16), a partir das 14h30, no auditório da Reitoria, para elaborar lista tríplice com os indicados para reitor(a) e vice-reitor(a) da instituição. Os nomes serão repassados ao Ministério da Educação, que, por sua vez, encaminhará a relação à Presidência da República – responsável pela decisão definitiva sobre os próximos gestores que assumirão os cargos.

A homologação no colegiado faz parte do processo de escolha dos novos dirigentes, que teve início no final de julho. Três chapas participaram do pleito, que envolveu diferentes etapas entre campanha, debates com os candidatos e realização da consulta à comunidade acadêmica, no final de agosto. Todas as atividades foram coordenadas pela Comissão Organizadora da Consulta.

A Chapa 94 – Diálogo para Avançar, representada pela professora Márcia Abrahão, do Instituto de Geociências, e pelo professor Enrique Huelva, do Instituto de Letras, candidatos à reitora e vice-reitor, respectivamente, foi indicada em primeiro turno na consulta, com 53,34% dos votos.

Na reunião desta sexta, que será transmitida ao vivo pela UnBTV, o Consuni deve ratificar o resultado das urnas. Quando a indicação for efetivada pelo presidente da República, a UnB terá a primeira mulher eleita no cargo máximo da Universidade.