UNIVERSIDADE

Curso de ambientação foi ministrado para 88 profissionais

Foto: Julio Minasi/Secom UnB

Durante dois dias – entre 30 de junho e 1o de julho –, 88 novos servidores, recém-nomeados pela Fundação Universidade de Brasília (FUB), participaram de curso de ambientação ocorrido no auditório do Instituto de Química, no campus Darcy Ribeiro. As boas-vindas foram realizadas pela Coordenadoria de Capacitação (Procap) vinculada à Diretoria de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (DCADE) do Decanato de Gestão de Pessoas (DPG) da Universidade. Ao longo do curso, os novos colaboradores assistiram a 14 palestras que abordaram a história, a missão, a estrutura e o funcionamento da instituição.

Participaram da abertura do curso, na manhã de quinta-feira, o reitor da Universidade, Ivan Camargo; a vice-reitora, Sônia Báo; a decana de Gestão de Pessoas (DGP), Maria Ângela Feitosa; a diretora de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (DCADE), Josivania Silva Farias, e a diretora de Provimento, Acompanhamento e Movimentação (DPAM), Márcia Zindel.

Abertura do curso de ambientação. Foto: Julio Minasi/ Secom UnB

A decana de Gestão de Pessoas iniciou a programação. “Sabemos que o processo seletivo é muito concorrido. Sabemos que vocês são muito qualificados. Parabéns pela aprovação”, afirmou. Na sequência, Márcia Zindel, diretora da DPAM, estimulou os participantes a aproveitarem a UnB. “Aqui há um mundo de possibilidades. Desejo que a trajetória de vocês seja de realizações”, disse.

A vice-reitora da UnB, Sônia Báo, pediu aos presentes que considerem a Universidade uma casa. "Somos uma instituição pública de formação de pessoas e de profissionais. Fazemos isso para a sociedade. Vocês darão continuidade à qualidade existente aqui, reconhecida, aliás, pelos rankings internacionais. É o nosso corpo de professores e  técnicos-administrativos que garante isso”, destacou. “Vocês terão oportunidade de se aperfeiçoar e de se capacitar ao longo da jornada na UnB. Procurem ser felizes no trabalho, nas relações com os colegas e com os estudantes. Essa é nossa missão aqui”.

Reitor da UnB: " Essa nossa missão é muito importante, que é a de educar". Foto: Julio Minasi/Secom UnB

O reitor da Universidade, Ivan Camargo, dirigiu-se aos novos servidores e destacou o momento histórico em que se inserem. “Vocês compõem um movimento que vem ocorrendo na UnB nos últimos três anos. De lá para cá, cerca de 900 servidores tomaram posse, como parte de um processo de substituição dos prestadores de serviços por servidores concursados, como prescreve o Tribunal de Contas da União”, afirmou. “Façam parte desta mudança e desta revolução. A responsabilidade dos servidores aumenta cada vez mais. A UnB tem prestígio enorme na cidade e no país. Estamos em um local estratégico, na capital do Brasil”, continuou. “Precisamos perseguir a excelência. Essa nossa missão, que é educar, é muito importante e é transformadora para o Brasil. Assumam a responsabilidade que o Estado brasileiro colocou nas mãos de vocês: educar, informar e mudar o Brasil”, encerrou.

Entre os dias 27 de maio e 7 de junho, a UnB nomeou 179 técnicos-administrativos; desses, 89 ocuparão cargos de nível médio e 90, superior. Até o momento, cem servidores tomaram posse e 73 entraram em exercício. Os novos colaboradores foram aprovados em concursos públicos realizados pela instituição entre os anos de 2013 e 2015.