MEIO AMBIENTE

Prédios das faculdades de Ciências da Saúde (FS) e de Medicina (FM) e do Núcleo de Medicina Tropical receberão estruturas. Objetivo é melhorar gestão de lixo químico e biológico na UnB

Maria Cristina Soares Rodrigues, vice-diretora da FS, Laudimar Oliveira, diretor da FS, reitora Márcia Abrahão, Gustavo Romero, diretor da FM, Alberto de Faria, secretário de Infraestrutura e Eduardo Pereira, chefe da Comissão de Gerenciamento, Tratamento e Destinação de Resíduos Perigosos, durante cerimônia de assinatura do contrato. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A sustentabilidade tem sido um lema para as ações da UnB na promoção do respeito ao meio ambiente. No primeiro semestre de 2018, foi divulgado o Plano de Logística Sustentável da instituição. Agora, outro passo foi dado. Nesta quinta-feira (13), a reitora Márcia Abrahão assinou contrato que autoriza construção de duas estruturas que vão melhorar a gestão do lixo e garantir a saúde e a segurança da comunidade acadêmica no campus Darcy Ribeiro.

Os dois entrepostos de resíduos serão erguidos nas proximidades dos prédios das faculdades de Ciências da Saúde (FS) e de Medicina (FM) e do Núcleo de Medicina Tropical (NMT). Estes espaços servirão para armazenar rejeitos biológicos e químicos produzidos pelas unidades. Por sua natureza, estes materiais podem oferecer perigos à saúde se não tratados de forma adequada. Juntas, as obras estão orçadas em R$ 117,6 mil. Os novos depósitos devem ser entregues ainda em 2018.

Hoje, as três unidades dividem um único entreposto para destinação de materiais e substâncias perigosas. Segundo o diretor da Faculdade de Medicina, Gustavo Romero, a estrutura atual não atende todas as especificações técnicas necessárias para a correta gestão dos resíduos.

De acordo com o docente, as novas instalações não só ampliarão o atendimento ao volume de materiais descartados, como também reduzirão riscos para os envolvidos na produção, manejo e destinação final. “Esses resíduos devem ser armazenados de maneira muito particular, de acordo com a legislação vigente”, adverte.

Para a reitora Márcia Abrahão, é por meio de ações como essa que a instituição incorpora e reafirma a sustentabilidade em seu dia a dia. “É uma mudança de cultura que estamos trazendo para a Universidade. Primeiro, de planejamento e de organização da própria instituição, com impacto direto na questão ambiental”, afirma.

Ela destacou que a UnB busca ser referência para a sociedade em suas atitudes, como, por exemplo, no aproveitamento de galhos de árvores podadas nos campi em compostagens, prática adotada desde 2017.

NORTEADOR – Outras iniciativas têm se consolidado na adoção de práticas ecológicas responsáveis na UnB. Entre elas, está a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Perigosos. O documento integrará o Plano de Resíduos Sólidos da Universidade, em fase de elaboração.

“Com o plano finalizado, conseguiremos ter um conjunto de normas mais rígidos em relação aos cuidados com esses resíduos e passaremos a atender a legislação, que pede às instituições geradoras de resíduos que façam o seu gerenciamento”, destaca o chefe da Comissão de Gerenciamento, Tratamento e Destinação de Resíduos Perigosos da Universidade, Eduardo Pereira.