INSTITUCIONAL

Balanço do programa Simplifica UnB foi apresentado pela Reitoria em reunião com diretores. Mudanças no diploma e nas colações de grau foram abordadas

Reunião no Salão de Atos da Reitoria reuniu diretores de institutos e faculdades para apresentação de resultados do Simplifica UnB. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Em pouco mais de um mês – do início de agosto ao começo de setembro –, 41.850 declarações e comprovantes relacionados à vida acadêmica foram emitidos pela Universidade de Brasília, por meio da página UnB Documentos Digitais. Desde 29 de agosto, a instituição também disponibilizou 2.241 diplomas digitais. Naquela data, passou a valer o novo formato para o documento que atesta a conclusão de curso. Estes números foram apresentados durante reunião realizada pela Reitoria com diretores de institutos e faculdades, na última terça-feira (4).

“No primeiro dia de implementação (1º de agosto), tivemos mais de 3,5 mil acessos à plataforma. Depois, a emissão diária de cerca de 1,5 mil declarações”, destacou o vice-reitor Enrique Huelva, que preside a comissão Simplifica UnB. “Uma grande quantidade de pessoas deixou de ir a guichês nas secretarias para resolver o que precisava."

A mudança foi celebrada pelos diretores. “Temos técnicos qualificados que, ainda hoje, ficam submersos em atividades de cortar e colar. Eles poderiam estar sendo aproveitados de forma mais orgânica, bem como se sentindo mais estimulados”, comentou a diretora do Instituto de Física (IF), Fátima Makiuchi.

“Com a liberação dos técnicos para atividades mais relevantes, poderemos rever alguns procedimentos”, disse o diretor do Instituto de Ciências Exatas (IE), Gladston Luiz da Silva.

VALIDADE – Atualmente, a página UnB Documentos Digitais disponibiliza três declarações da vida estudantil – o comprovante de matrícula, a declaração de aluno regular e a grade horária. A ideia é disponibilizar outros 13 documentos até o final deste semestre, todos com validação digital.

A autenticidade dos documentos pode ser verificada por qualquer pessoa que os receber, por meio da página UnB Documentos Digitais ou com o uso de ferramentas de validação de QR Code.

Vice-reitor Enrique Huelva falou sobre as vantagens da emissão de documentos digitais. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

“Com um celular comum, a pessoa pode checar o código. Com isso, a ferramenta gera um link e, ao clicar, a pessoa tem acesso a uma imagem do documento, proveniente do nosso banco de dados. Então, é só verificar se a imagem coincide com o que foi apresentado”, explicou Rogério Sampaio, do Centro de Informática (CPD).

Além do CPD, participaram do desenvolvimento a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) e a Diretoria de Processos Organizacionais (DPR/DPO).

DIPLOMAS – A reitora Márcia Abrahão também falou sobre a implementação do diploma digital, explicando aos diretores a consulta que foi feita ao Conselho Nacional de Educação (CNE) antes da adoção da novidade. “O Ministério da Educação fez uma portaria sobre o assunto em abril e, agora, vai usar a UnB como modelo para a implementação de diplomas digitais em todas as universidades federais”, disse.

A reitora também informou que, a partir do primeiro semestre de 2019, as colações de grau serão feitas sob a coordenação das respectivas unidades acadêmicas. “A mudança permitirá que cada curso realize a colação de grau como achar melhor. É possível organizá-las por curso, habilitação ou mesmo em associação entre unidades.”

Nas próximas semanas, o Cerimonial da Universidade deve elaborar um passo a passo com informações básicas para a realização das colações. As unidades também deverão organizar um calendário das cerimônias, buscando utilizar os espaços da UnB com estrutura para esse tipo de evento e que ficam ociosos no período de férias.

A Universidade possui cerca de 300 becas, que também podem ser emprestadas para os formandos. “Peço aos diretores que façam o diálogo com as turmas de concluintes e verifiquem como elas desejam fazer a customização do processo”, recomendou Márcia Abrahão.