POSSE

Professoras Fátima Makiuchi e Vanessa Andrade ficam à frente da gestão da unidade acadêmica até 2022

Para o quadriênio 2018-2022, direção irá priorizar aporte de recursos no IF. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

O auditório do Instituto de Física estava tomado por alunos, professores, técnicos, membros da administração superior e outros representantes externos à UnB. Todos prestigiavam a cerimônia que oficializou as professoras Fátima Makiuchi e Vanessa Andrade na direção do IF. O evento desta sexta-feira (24) foi coroado por um fato histórico: pela primeira vez, duas mulheres assumem a gestão da unidade acadêmica.

A promoção do diálogo e a mediação democrática de interesses foram os destaques da fala da diretora empossada. “Precisamos pensar de forma coletiva e aumentar nosso grau de transparência e diálogo. Um instituto que represente todos, com decisões coletivas e conjuntas”, sintetizou Fátima.

O principal objetivo da nova gestão é buscar recursos – humanos, financeiros, orçamentários e estruturais – para o IF. “Nossa estrutura física não cresceu ao longo dos últimos 30 anos. Faremos o que for necessário para conseguir aporte. Estamos em negociação e temos a convicção de sermos atendidas”.

A reitora Márcia Abrahão reconheceu a necessidade de “trabalhar para que a Física tenha o espaço que merece” e lembrou que o instituto foi inserido no plano de obras da Universidade de Brasília, elaborado no ano passado. Em sua visão, é importante ter consciência das limitações orçamentárias das instituições federais de ensino e encarar a crise com ousadia e muito trabalho.

Atuais e ex-diretores do IF: Felippe Beaklini, Fátima Makiuchi, José Francisco e Vanessa Andrade. Ao centro, a reitora Márcia Abrahão. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Ainda de acordo com a reitora, o espaço no subsolo do Instituto Central de Ciências (ICC) onde funcionava o antigo Centro de Informática (CPD) foi cedido ao Instituto de Física nesta semana. “Queremos harmonia das unidades habitantes do ICC e estamos adotando medidas para que isso ocorra”, afirmou.

Vice-diretora empossada, Vanessa Andrade ponderou que o instituto seguirá com sua missão de formar alunos de graduação e pós-graduação com qualidade, além de divulgar e aproximar a ciência e a Física da comunidade. “Faremos isso com solidariedade, compaixão, paciência e destreza”.

Em tom de agradecimento, o ex-diretor José Felippe Beaklini abordou as últimas conquistas da unidade acadêmica. Entre elas, reformulação de currículos; oferta de Licenciatura em Física na modalidade a distância; e elaboração de novo regimento interno para o instituto. “Apoiamos também a internacionalização, com oferta de disciplinas em língua inglesa e o recebimento de professores visitantes e alunos estrangeiros”, completou.

“A nossa empreitada não foi fácil e certamente não será para as diretoras que a iniciam. Agradeço aos que nos auxiliaram, direta ou indiretamente, no IF e nos órgãos superiores, para que pudéssemos fazer uma gestão honesta e segura”, externou José Francisco da Rocha Filho, ex-vice-diretor.

SENSIBILIZAÇÃO — Segundo a vice-diretora Vanessa Andrade, a temática de gênero está no rol de atuação da nova administração. Um dos caminhos é dar visibilidade a situações específicas vivenciadas por mulheres no Instituto de Física. “Aqui no IF já havia ações para divulgar essa problemática junto a estudantes e docentes. As questões de gênero são reais e precisam ser combatidas e enfrentadas. Temos a preocupação de atingir também a comunidade em geral, com iniciativas voltadas ao ensino médio e básico”, resumiu.