BOLSAS

Parceria da UnB com o Santander Universidades abre possibilidades de intercâmbio e de incremento financeiro para custeio da vida acadêmica

Alunos de graduação da Universidade de Brasília podem participar de duas seleções para concorrer a bolsas do Santander Universidades nas próximas semanas. Uma das iniciativas é o Programa Ibero-Americanas, para a mobilidade internacional de alunos em nove países (Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai).

A outra é o Santander Graduação, um programa de bolsas que prevê apoio financeiro para o incremento da formação na graduação. “Pela primeira vez, a UnB faz parte deste programa, que auxiliará dez dos nossos estudantes a dar continuidade a seus estudos”, diz o decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas. Serão dez bolsas de R$ 300 mensais, durante um ano.

A primeira fase da seleção para o programa é o preenchimento de um formulário neste site, até o dia 6 de agosto. Para a segunda fase, haverá a publicação de um edital na página do Decanato de Ensino de Graduação (DEG).

INTERCÂMBIO Neste ano, o Programa Ibero-Americanas de mobilidade internacional oferece oito vagas para a UnB – três a mais do que em 2017. Cada contemplado deve receber uma bolsa de 3 mil euros, para apoio no custeio de transporte, hospedagem e alimentação.

“O estudante que adiciona uma dimensão internacional em sua formação enriquece o currículo. A estadia em outro país permite que ele adquira a habilidade com outro idioma e experimente outro sistema educativo”, destaca o assistente de direção da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT), Leonardo Souza. A INT deve divulgar nas próximas semanas o edital para participar do programa.

Superintendente comercial do Santander Universidades, Afrânio Pereira, e reitora Márcia Abrahão, durante assinatura de acordo. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O convênio da UnB com o Santander Universidades foi renovado após assinatura de acordo, em julho. Na ocasião, a reitora Márcia Abrahão destacou a importância da parceria com a organização, com quem a UnB mantém relações desde 2008.

“Queremos trazer cada vez mais oportunidades para nossos estudantes, para que incrementem a formação e se tornem profissionais ainda mais qualificados e cidadãos comprometidos com as mudanças que nosso país precisa”, disse.

“O mercado de trabalho está se tornando cada vez mais exigente. A oportunidade de vivenciar uma experiência internacional agrega bastante aos candidatos”, acrescentou Afrânio Pereira, superintendente comercial do Santander Universidades.