INSTITUCIONAL

Simone Perecmanis e José Ricardo Peixoto são reconduzidos aos cargos para mais um quadriênio à frente da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária

Cerimônia de posse da diretoria da FAV foi realizada no auditório da Reitoria. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Após quatro anos de gestão à frente da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da UnB, a diretora Simone Perecmanis e o vice-diretor José Ricardo Peixoto terão igual período para exercer os respectivos cargos. A cerimônia que consolidou a recondução dos professores aconteceu na manhã desta terça-feira (3), no auditório da Reitoria, no campus Darcy Ribeiro.

José Ricardo Peixoto reforçou o compromisso de colaborar com a FAV. “Esperamos retribuir a confiança depositada em nós pelos colegas professores e pelos estudantes”, afirmou. O vice-diretor, que participa pela terceira vez da gestão da Faculdade, destacou que eventuais momentos de crise são superados por meio de muito trabalho. “Mão de obra, trabalho bem feito e com eficiência são os caminhos”, disse.

Simone Perecmanis agradeceu aos servidores técnico-administrativos, aos coordenadores de graduação e de extensão e aos docentes da FAV. “Temos um futuro cheio de desafios”, vislumbrou, mencionando a consolidação do projeto de construção de uma sede nova para a unidade. Há expectativa de que, até dezembro, as conversações estejam avançadas.

A diretora também listou como meta o fortalecimento dos laboratórios e a expansão na prestação de serviços, em especial aqueles oferecidos pelo Hospital Veterinário (HVet) da UnB, que se divide em dois hospitais-escola: de pequenos animais e laboratórios de apoio, no campus Darcy Ribeiro; e de grandes animais, na Granja do Torto. A reitora Márcia Abrahão descreveu o HVet como local de excelência pelo atendimento oferecido à sociedade.

A internacionalização da unidade acadêmica é um objetivo presente para o mandato. “Sabemos perfeitamente que o momento é agora. Vamos construir um perfil que não apenas nos coloque junto ao Mercosul, mas também nos leve a galgar outros espaços, por meio de nossas expertises”, comentou Simone.

Simone Perecmanis, Márcia Abrahão e José Ricardo Peixoto durante cerimônia de posse da direção da FAV 2018-2022. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A reitora Márcia Abrahão ressaltou o crescimento da FAV ao longo dos anos, “tanto em termos de equipe quanto em realizações acadêmicas”. Ela frisou a relevância da diretora e do vice-diretor para a Faculdade, indicando a cerimônia de recondução como marco de um novo ciclo para ambos. “Simone representa o compromisso institucional que queremos dentro da Universidade”, elogiou.

SOBRE  A FAV é integrada por três cursos: Agronomia, Gestão do Agronegócio e Medicina Veterinária. São cinco os programas de pós-graduação: Agronomia, Agronegócio, Ciências Animais, Saúde Animal e Residência Médica Veterinária. Além disso, a unidade conta com área de apoio na Estação Experimental de Biologia e na Fazenda Água Limpa (FAL).

Entre maio de 2017 e maio deste ano, a FAV esteve envolvida em atividades pela celebração dos 20 anos da Faculdade e dos 50 anos do curso de Agronomia, em ações que tiveram como foco sustentabilidade e inovação.