GESTÃO

Marcos Prauchner e José Leon serão os responsáveis pela administração do IQ até 2022

Ex-diretor do IQ, Jurandir Souza, reitora Márcia Abrahão, novo diretor, Marcos Prauchner, e novo vice, José León, durante solenidade de posse da gestão 2018-2022 do instituto. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Aproximar-se do setor produtivo é o principal foco da nova gestão do Instituto de Química (IQ). Os professores Marcos Juliano Prauchner e José Joaquin Linares León assumiram formalmente os cargos de diretor e vice, respectivamente, na noite desta terça-feira (5). Em cerimônia no auditório do Instituto, os docentes receberam das mãos da reitora Márcia Abrahão as insígnias da Universidade e a missão de manter a expansão da unidade em meio às alterações das dinâmicas orçamentárias.

“O bom de ter sido eleito com a aprovação que tivemos é saber do apoio que a comunidade do IQ vai nos dar. Em contrapartida, também é uma grande responsabilidade retribuir essa confiança que nos foi depositada”, afirmou Prauchner. “Faremos o possível para que esta seja uma gestão justa e racional, para manter e ampliar o que foi conquistado até aqui”, completou.

Marcos Prauchner chegou ao Instituto de Química em 2002. Desde então, acompanhou de perto todas as gestões, em especial a última, de Jurandir Rodrigues de Souza (2010-2018), da qual participou ativamente como vice-diretor. Agora, junto a José Leon, terá mais quatro anos para comandar a unidade.

Enquanto discursava, pais, esposa, filha e o primeiro professor de Química, maior influência na escolha profissional de Prauchner, acompanhavam atentos. O novo diretor prestou homenagens, com presentes e flores, aos convidados mais próximos. Em palavras emocionadas, ressaltou a importância de cada um em sua jornada pessoal e profissional. “Se aguentei essa fala sem chorar, vou passar pelos possíveis problemas desta gestão tranquilamente”, brincou, ao finalizar os agradecimentos.

Agora vice-diretor, o espanhol José León é professor do IQ desde 2012 e orienta trabalhos no Laboratório de Desenvolvimento de Processos Químicos (LDPQ) da UnB. Assim como o companheiro de gestão, lembrou em seu discurso dos familiares que não puderam estar presentes e homenageou a esposa.

Professor espanhol José León homenageou a esposa durante posse do IQ. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

“Dedico este momento às minhas duas famílias, a que aqui está presente e a outra a além-mar, na Espanha. Agradeço ao acolhimento que tive aqui desde minha chegada, quando estava meio perdido. Não medirei esforços para, junto ao Marcos, manter o crescimento desta instituição”, exprimiu.

A reitora Márcia Abrahão elogiou o crescimento do IQ nos últimos anos, ressaltando a importância do objetivo de aproximação com as indústrias para o desenvolvimento de inovação na Universidade. Além disso, reforçou apoio, por parte da reitoria e decanatos, à nova gestão.

“A UnB passa por dificuldades, mas resiste e segue crescendo, como mostram os rankings mais recentes. A proximidade da instituição com o mercado produtivo será capaz de dar mais experiência aos nossos alunos e aumentar a excelência deste instituto”, disse.

Ao despedir-se da direção do IQ, o professor Jurandir Souza apresentou números e resultados alcançados durante seu comando. Entre eles, mais de 3 mil estudantes matriculados, 454 diplomações no Programa de Pós-Graduação, criação da Comissão de Compras, valorização e aumento do corpo técnico-administrativo e criação do curso de Engenharia Química, em parceria com a Faculdade de Tecnologia (FT).

“Agradeço a todos que nos auxiliaram nestes oito anos. Me sinto feliz e realizado pelo que conquistamos. Fomos muito bem tratados pela administração da Universidade e pela comunidade do IQ. Desejo uma ótima gestão a esta equipe que assume agora”, manifestou Jurandir.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.