MEMÓRIA

Universidade de Brasília e colegas lamentam morte e exaltam trajetória da docente, ex-reitora, ex-decana e ex-diretora da Editora UnB

Professora Ana Maria Fernandes exerceu cargos de relevo na Universidade de Brasília. Foto: Beatriz Ferraz / Secom UnB (Arquivo)

A Universidade de Brasília comunica o falecimento da professora Ana Maria Fernandes, do Departamento de Sociologia (SOL/Instituto de Ciências Sociais). A docente morreu nesta quarta-feira (2), vítima de câncer. O velório ocorre nesta quinta-feira (3), até as 14h, no cemitério Campo da Esperança. O sepultamento será após este horário.

Natural de Dores do Indaiá (MG), Ana Maria ingressou na UnB em 1974. Querida e admirada na comunidade científica, exerceu funções de relevo na Universidade de Brasília – onde era professora titular. Foi reitora em exercício (2001), decana de Pesquisa e Pós-Graduação (1997-2001), diretora da Editora UnB (2013-2016) e diretora do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas (2004-2006), atualmente Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA/ICS). Nos últimos anos, atuava como pesquisadora associada sênior do Departamento de Sociologia.

Graduada em Ciências Sociais, Sociologia e Antropologia e com mestrado em Sociologia pela UnB, a docente fez doutorado na Universidade de Oxford (Inglaterra) e seu trabalho mereceu o prêmio de melhor tese da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Ela fez estágio pós-doutoral no Massachusetts Institute of Technology (EUA). Em 2002, ganhou a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, tornando-se membro da Grã-Cruz da ONMC em 2007.

Reitoria, unidades e colegas publicaram notas em homenagem a Ana Maria e em solidariedade aos familiares e amigos. O Departamento de Sociologia destacou a atuação da docente em várias frentes institucionais e lembrou de sua dedicação à institucionalização da unidade acadêmica. “Professora Ana Maria Fernandes, por onde passou, deixou admiradores. Nosso pesar é grande!”, afirmou o comunicado.

A docente Fernanda Sobral, do Instituto de Ciências Sociais, e a professora aposentada Maria Stela Grossi Porto escreveram textos dedicados à amiga Ana, evidenciando sua trajetória de sucesso.

A Editora UnB ressaltou que Ana Maria “se esmerou para manter sempre visível o nome da nossa Instituição”. No local, o expediente foi suspenso nesta quinta (3) e os servidores liberados para participar do velório e do sepultamento.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) também manifestou profundo pesar pela morte de Ana Maria, pontuando "sua valiosa contribuição como membro da Comissão dos 70 anos da SBPC, que organiza as atividades comemorativas do septuagenário da entidade em 2018".

<< Confira homenagem das professoras Fernanda Sobral e Maria Stela Grossi Porto a Ana Maria Fernandes