ÓRGÃOS COLEGIADOS

Debate dá sequência a processo de normatização de critérios de progressão profissional

578ª Reunião do Cepe aprovou tabela de atividades específicas do MAT. Foto: Beto Monteiro/SECOM UnB

Os critérios e normas para promoção e progressão funcional dos docentes, aplicados à realidade específica do Departamento de Matemática (MAT), foram destaques na pauta da 578ª reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A temática está contemplada na Resolução Cepe 0179/2017, que traz a tabela de pontuação para a ascensão na carreira.

O conselheiro e docente Luciano Neves Fonseca fez leitura de parecer relativo a documento do MAT, com tabela de pontuação de atividades específicas da unidade. O relator concentrou a fala no item referente à publicação de artigos. O departamento requeria uma pontuação adicional de 50% para publicações “intra área” denominadas “core” da área Matemática, Probabilidade e Estatística (MAPE) da Capes.

Após apreciação da demanda, o conselheiro sugeriu conceder pontuação extra de 60 pontos para artigos publicados que passam, anteriormente, por avaliação pública de um ano em plataforma online, em um processo típico da área.

Segundo o vice-reitor Enrique Huelva, presidente do Conselho, a proposta da unidade demandou tempo de deliberação, necessário para “compreender as especificidades da matemática”. E completou: “Acho que conseguimos propostas que pacificam e constroem caminho adequado”.

Na oportunidade, também foi aprovada a condução do professor Frederico Flósculo Pinheiro Barreto para o cargo de coordenador do Núcleo de Pesquisa para Habitação (NPH) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam).

OUTROS INFORMES – O vice-reitor informou que os corredores de segurança propostos pelo Comitê de Segurança da Universidade estão em fase de avaliação de efetividade, visto que impactam a rotina da comunidade universitária.

A decana de Pós-Graduação (DPG), Helena Shimizu, anunciou que em breve será lançado mestrado profissional em Gestão de Recursos Hídricos, a ser ofertado na Faculdade de Planaltina (FUP). A docente comunicou também que os cursos de pós-graduação profissionais passam a ser geridos pela professora Maristela Holanda (CIC/UnB).

O Conselho, que aconteceria no Salão de Atos da Reitoria, foi alocado no Auditório do prédio. O espaço foi cedido para receber estudantes e representantes sindicais que se manifestaram a favor da manutenção da atual quantidade de funcionários terceirizados. A comitiva foi recebida pelo chefe de gabinete da reitoria, Paulo Cesar Marques, e por conselheiros do Cepe.

Para os alunos, são necessárias uma auditoria nas contas do Restaurante Universitário (RU) e a sensibilização da administração superior em relação à pauta. "Em nenhum momento é possível perceber a insatisfação da administração com o perigo de demissão dos terceirizados", afirmou o estudante de Ciência da Computação Thiago de Andrade.

"Nossa presença aqui é resposta às ameaças de demissão", disse Francisco Targino, da Central Sindical e Popular Conlutas. Para ele, a dispensa de trabalhadores afeta toda a comunidade: "A solução é greve geral".

A docente Raquel de Almeida Moraes, conselheira do Cepe, ressaltou a importância do diálogo: "A reivindicação é justa e não dialogar significa fazer o jogo imposto pelos neoliberais". Ela enfatizou que é preciso também "se colocar na posição de quem lida com o orçamento".

No desfecho da reunião, a comitiva propôs a entrega de um documento a ser assinado pela reitora Márcia Abrahão, para que a gestão se comprometa em impedir demissões e novos cortes no quadro de terceirizados.

O chefe de gabinete da reitoria garantiu que o documento será recebido pela gestão, que irá analisar a viabilidade jurídica e orçamentária da proposta: "É necessário que o diálogo aconteça. Se ele ainda não estiver a contento, iremos aprimorá-lo".