EXCELÊNCIA

Pelo terceiro ano consecutivo, instituição obtém destaque na avaliação oficial do governo sobre cursos ofertados

A Universidade de Brasília recebeu nota máxima do Ministério da Educação (MEC) no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) relativo ao ano de 2016. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com conceito 5 desde 2014, a UnB está entre as onze melhores instituições federais de educação superior do país.

"O resultado nos coloca em um grupo seleto. Apenas 1,5% das instituições avaliadas receberam nota máxima", observa a reitora Márcia Abrahão. "Isso é fruto do esforço contínuo de nossos docentes, estudantes e técnicos", parabeniza, ressaltando a importância de que a comunidade continue "trabalhando arduamente para que a UnB cumpra com excelência sua missão institucional e possa ultrapassar inúmeros outros desafios que se apresentarem".

Também nesta segunda-feira foi divulgado o Conceito Preliminar (CPC) de cursos relacionados à área da Saúde e afins. A cada ciclo avaliativo, o MEC classifica cursos de diferentes áreas. Em 2016, foram qualificadas as graduações em Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Serviço Social da UnB. 93% alcançaram nota 4 no CPC, desempenho considerado satisfatório.

O conceito obtido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) também é levado em consideração no cálculo do IGC. Entre os 15 cursos mencionados, oito alcançaram nota 5, seis a nota 4 e um nota 3. No fim de outubro, a administração da UnB promoveu evento para conscientizar a comunidade discente sobre a importância do Enade para os índices de avaliação da Universidade.

Desempenho da UnB segundo avaliação do MEC. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

SOBRE – O IGC é calculado anualmente desde 2007 e avalia as instituições de educação superior levando em consideração o Conceito Preliminar (CPC) dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores.

O índice vai além da análise dos cursos da graduação, abrangendo conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o número de matrículas em cada um desses programas. Considera ainda a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino: graduação, mestrado ou doutorado.