OPORTUNIDADE

Seleção de docentes estrangeiros para atuar em pesquisa e pós-graduação visa fortalecer internacionalização da Universidade

A Universidade de Brasília publicou, nesta sexta-feira (17), edital de abertura de processo seletivo simplificado para professor visitante ou professor e pesquisador visitante estrangeiro. São 46 vagas distribuídas em 46 Programas de Pós-Graduação. As inscrições terminam nesta sexta-feira (8).

>> Confira a íntegra do edital

Com foco no fortalecimento da pesquisa e da imagem da Universidade no exterior, a seleção busca captar pesquisadores de alto nível, que tragam expertises adquiridas em outras instituições de ensino. São requisitos para as vagas: possuir título de doutor há, no mínimo, cinco anos; ter experiência reconhecida em pesquisa; e apresentar produção científica relevante nos últimos cinco anos.

“Este edital é um importante mecanismo para a internacionalização da UnB. Grandes universidades no Brasil já estão atuando neste sentido, trazendo professores para alavancar pesquisa e pós-graduação. Pretendemos fazer o mesmo, dando transparência e oportunidade de envolvimento a toda a comunidade acadêmica”, afirma o vice-reitor Enrique Huelva.

A Universidade de Brasília é hoje a terceira principal instituição pública de ensino superior em oferta de cursos de pós-graduação no Brasil. “Todos os 93 programas tiveram a oportunidade de integrar o processo”, diz a decana de Pós-Graduação, Helena Shimizu. “Aqueles que demonstraram interesse e capacidade em custear os docentes estão ofertando vagas”, complementa.

Entre as 46 oportunidades, há espaço para atuação em Agronegócios, Bioética, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Elétrica, Filosofia, Matemática, Metafísica e Saúde Coletiva, entre outras áreas.

O tempo máximo de permanência na Universidade para professores estrangeiros é de quatro anos. Para brasileiros com experiência internacional, o prazo é de dois anos. O salário oferecido é equivalente ao de professor associado e de pesquisador 1-D do CNPq: quase R$ 16 mil.

O processo seletivo será realizado em duas fases, nas quais será avaliado o perfil do pesquisador. A primeira ocorre no programa de pós-graduação no qual o candidato pretende atuar; a fase seguinte será feita por comissão constituída pelo Decanato de Pós-Graduação da UnB.

Os profissionais selecionados começam a atuar já no primeiro semestre de 2018. Sobre o acompanhamento da rotina destes novos professores na Universidade, o vice-reitor esclarece: “Haverá monitoramento semestral das contribuições trazidas pelos docentes para o fortalecimento da Universidade no cenário internacional e na introdução de inovações e novas metodologias, tanto nas salas de aula como nos laboratórios”.

Uma das expectativas trazidas pela iniciativa é o avanço da UnB na avaliação de seus programas de pós-graduação. Hoje, a instituição ocupa o décimo lugar entre as universidades com maiores avaliações – notas 5, 6 e 7 – pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

SERVIÇO
Processo seletivo simplificado para professor visitante ou professor e pesquisador visitante estrangeiro
Vagas: 46 (quarenta e seis)
Inscrições: 20/11 a 8/12 (presencial ou por email)
Dúvidas: Coordenadoria de Provimento (Cprov/DGP) 3107 0390/0450 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.