GESTÃO

UnB anuncia edital para projetos arquitetônicos de qualificação dos espaços nas entradas norte e sul do Minhocão

Alberto de Faria (DGI), Márcia Abrahão e Silvano Pereira (SGP) durante anúncio do edital de reordenamento das entradas do ICC. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Universidade de Brasília anunciou, nesta quarta-feira (8), o lançamento de concurso de projetos arquitetônicos para reformar as áreas de comércio nas entradas centrais do Instituto Central de Ciências (ICC), o Minhocão, do campus Darcy Ribeiro. Poderão ser inscritos projetos de equipes formadas por servidores e estudantes das áreas de engenharia e arquitetura da UnB. A ideia é reordenar os espaços de convivência, mantendo ofertas de comércio e serviços. O edital está disponível para download na página da Secretaria de Infraestrutura (Infra).

“Fizemos essa demanda aos setores competentes dentro da Universidade ainda no início da gestão”, contou a reitora Márcia Abrahão durante o lançamento da proposta, que aconteceu no Salão de Atos da Reitoria e reuniu representantes docentes, discentes, de técnicos administrativos e de permissionários que trabalham naqueles locais. “Queremos o melhor para o comércio, estimulando a convivência e respeitando o projeto original da UnB”, completou a reitora.

Os novos módulos atenderão apenas comerciantes já instalados no ICC, que enfrentam problemas sanitários, de ventilação e de estrutura. Espera-se que os projetos atendam o custo máximo de R$ 900 por metro quadrado e apontem soluções sustentáveis em uso de água e energia.

As inscrições deverão ser realizadas por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) até 1º de dezembro, e os trabalhos deverão ser entregues até 16 de março. O resultado final será divulgado em 23 de março, com exposição dos vencedores a partir de 9 de abril. A execução do projeto será realizada pelo Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan/DAF) da UnB.

PARTICIPAÇÃO – Durante a reunião no Salão de Atos, os permissionários reclamaram da atual precarização e concordaram que, sem infraestrutura, não há como continuar funcionando. Dono, há mais de 40 anos, da banca de jornais que leva seu nome, Gilson de Queiróz destacou que os comerciantes querem cooperar. “É uma excelente ideia, desde que a gente possa participar”, disse.

Gilson de Queiróz em frente à sua banca, localizada na entrada sul do ICC. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A demanda pela permanência dos permissionários nas entradas do ICC é tema constante na Universidade. A mobilização em prol da regularização conta com apoio de membros da comunidade acadêmica, como evidenciou o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Frederico Flósculo.

“A participação dos usuários neste projeto é essencial. Como representante da classe, posso dizer que os arquitetos têm culpa neste desconforto sentido no campus”, afirmou.

O coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB, Matheus Barroso, comemorou a proposta apresentada. “É bom ver a mudança de entendimento da administração sobre essa questão”, comentou, referindo-se às tentativas recentes de transferir os comerciantes para os Módulos de Apoio e Serviços Comunitários (MASCs).

Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Livraria do Chico, localizada na entrada norte do ICC, foi um dos principais mobilizadores das manifestações contrárias à transferência. Ele afirmou que o anúncio do edital representa um momento histórico. “É importante para o nosso futuro e para a nossa segurança, justamente nesses tempos de insegurança”, destacou.

De acordo com o diretor de Gestão de Infraestrutura (DGI/DAF), Alberto de Faria, os MASCs do campus Darcy Ribeiro, conhecidos como Amarelinhos, serão mantidos e deverão abrigar futuramente serviços do Restaurante Universitário.