EXCELÊNCIA

Centro foi um dos vencedores do Prêmio Lucio Costa 2017, oferecido pela Câmara dos Deputados

Ceftru realiza pesquisas e ações com foco nas áreas de transporte, mobilidade urbana e logística. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Há 21 anos, o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru) da UnB dedica-se à produção de inovações para a melhoria do transporte, da mobilidade urbana e da logística no Distrito Federal e no Brasil. Em reconhecimento a esse trabalho, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados agraciou a unidade com o Prêmio Lucio Costa 2017 de Mobilidade, Saneamento e Habitação. A entrega acontece nesta terça-feira (7), às 17h, em solenidade no Salão Nobre da Câmara.

O Ceftru foi indicado na categoria entidade. Para o coordenador Pastor Willy Gonzales, a honraria demonstra a importância do trabalho desenvolvido ao longo dos anos por pesquisadores, professores e estudantes que atuam no espaço. “O reconhecimento da Câmara é significativo para valorizar os esforços da Universidade, por meio do Ceftru, para trazer soluções que atendam às expectativas da população, das instituições e do país”, comemora.

Entre as contribuições do centro estão pesquisas e ações, em parceria com iniciativas pública e privada, para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas, melhoria da qualidade do transporte e inclusão social. Além disso, a unidade dedica-se à formação de profissionais qualificados para atuarem em instituições governamentais e grandes empresas.

ATUAÇÃO – Um dos estudos em andamento no Ceftru propõe a construção de novos conceitos para atendimento do transporte coletivo de forma responsiva. Gonzales acredita que a situação deficitária na área, sobretudo nas capitais do país, está relacionada ao funcionamento rígido do sistema, incapaz de suprir as demandas dos usuários.

Pastor Willy Gonzales diz que prêmio concedido pela Câmara dos Deputados reconhece os esforços do Ceftru para contribuir em iniciativas voltadas à mobilidade urbana. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Por isso, está em concepção uma plataforma para viabilizar a oferta de transporte público a partir de rotas comuns, traçadas segundo as necessidades de grupos de usuários. A ideia é que a aplicação On-I-Bus, como foi apelidada, tenha preços mais acessíveis do que as atuais alternativas de transporte compartilhado. “Os usuários podem solicitar o serviço e serem atendidos de forma dinâmica, em tempo real, com um sistema flexível”, explica Gonzales.

Durante a XVII Semana Universitária, também foi assinado acordo de cooperação com a Rede GigaCandanga – que integra a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – para a criação do Núcleo de Excelência em Inteligência para a Cidadania. O grupo desenvolverá soluções com o uso de inteligência de dados e informações sobre mobilidade urbana. A ideia é construir um BigData – grande conjunto de dados armazenados – para cidades inteligentes. Futuramente, almeja-se aplicar a experiência em um projeto piloto nos campi da UnB e em Brasília.

Outra pesquisa envolve a proposição de metodologias para avaliar a qualidade das ciclovias implantadas em Brasília. O questionário pode ser respondido pela internet até 15 de novembro. Somam-se aos projetos, estudos voltados para o transporte local urbano e rural e para a otimização dos processos logísticos no Sistema de Material do Exército Brasileiro, além de outros relacionados a essas áreas.

O Ceftru conduz ainda ações educativas, como a campanha Maio Amarelo – para prevenção de acidentes de trânsito – e eventos voltados a temáticas, como acessibilidade e inclusão na mobilidade urbana. Além disso, dispõe de projetos para incentivar a mobilidade sustentável, como o Programa Carona Solidária. Esse inclui a plataforma Carona Phone, desenvolvida para facilitar o compartilhamento de veículos no deslocamento da comunidade aos campi da UnB.

Nesta semana, o Ceftru lança pesquisa para avaliar a qualidade do transporte público no campus Darcy Ribeiro. A ideia é propor soluções para otimizar o funcionamento. O estudo será realizado em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

PRÊMIO – O Prêmio Lucio Costa é destinado a personalidades e entidades que colaboram com iniciativas significativas para avanços na qualidade de vida nas metrópoles brasileiras, nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação.

Essa terceira edição contou com dez indicados, tendo sido apenas seis deles contemplados (três personalidades e três entidades). “O fato de ter concorrido com outras entidades e vencido nos dá uma significativa responsabilidade, mas também uma tremenda satisfação”, expressa o coordenador do Ceftru.