MUDANÇA

Reforma recém-inaugurada vai permitir comportar melhor alunos e servidores

As aulas começarão cheias de novidades e muito mais conforto para os alunos da Fazenda Água Limpa (FAL) da Universidade de Brasília. Durante os primeiros seis meses deste ano, o local esteve em obras, que abrangeram principalmente os blocos de sala de aula e da administração do centro de excelência, que recebe cerca de 2,5 mil estudantes por semestre. Mesmo no período de reforma, as aulas continuaram a acontecer.

Entre as mudanças realizadas estão a pintura das paredes internas e externas dos prédios, reforma dos pisos e troca dos quadros das cinco salas de aula. “Conseguimos botar uma manta térmica no teto e colocar forro de PVC. Trocamos também a instalação elétrica e agora a fazenda toda tem internet, seguindo o padrão da UnB”, declara Reginaldo Pereira, diretor da FAL.

Professor Eiyti Kato (esq.) e diretor Reginaldo Pereira (dir.), na Fazenda Água Limpa. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Eiyti Kato, professor de Conservação do Solo e da Água, enumera as melhorias realizadas em sala de aula. “Arrumaram as janelas, que estavam com maçaneta e vidro quebrados. Mudaram as luzes, resultando em maior iluminação, e a temperatura da sala melhorou muito”. Segundo ele, as mudanças já tiveram reflexos no rendimento dos docentes e dos alunos. “Trocaram a mesa do professor e o quadro, agora tem um lado negro e outro branco. Então nós, professores, em decorrência, conseguimos desenvolver melhor as aulas”, avalia.

Outro setor que recebeu reestruturação foi a secretaria. Houve troca de móveis, redivisão das salas para acomodar melhor os servidores e troca de piso.

No total, a obra custou cerca de cem mil reais e durou seis meses. Dos 140 itens de reforma que estavam listados no processo, 100% foram atendidos. A inauguração da FAL foi realizada no dia 31 de junho com representantes dos servidores, professores, membros da administração e da reitoria. “Tivemos todo o apoio da administração superior e da Prefeitura”, declara o diretor da Fazenda Água Limpa.

Sala de aula na Fazenda Água Limpa, que foi recém-reformada. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Os alunos também estão felizes com a reforma dos espaços. Para Douglas Lorena, doutorando de Agronomia que faz matérias na FAL desde a graduação, as aulas ali eram um trauma. Segundo o estudante, a sala era ruim, havia muita poeira, muito inseto e até mesmo morcegos, que atrapalhavam o andamento dos estudos. “Agora, com um ambiente mais limpo e mais arrumado, é mais agradável vir para cá. A sala está mais confortável e isso ajuda bastante o aprendizado do aluno”, conta Douglas.

REFORMA VIRTUAL – Além das mudanças físicas, a Fazenda Água Limpa ganhou uma repaginada na internet. Foi inaugurada uma nova plataforma para a instituição no dia 17 de julho. A remodelação teve o intuito de dar mais visibilidade à fazenda e aos laboratórios, bem como às disciplinas lá ministradas. No novo portal, que é de fácil navegação e segue o padrão dos demais sites da Universidade, será possível acrescentar imagens e números de projetos que estão sendo executados.

FUTURO – A FAL possui área total de aproximadamente 4.500 hectares – 50% é destinada à preservação. Possui infraestrutura básica voltada para ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia, Engenharia Florestal, Ecologia, Botânica, Zoologia, Fisiologia, Zootecnia, Fitologia. Também recebe alunos de Física e Geografia.

Com o objetivo de melhor atender os frequentadores, a intenção agora é reformar a área externa da instituição de ensino. “Vamos fazer estacionamentos, plantio de árvores, mudar esse aspecto na entrada da fazenda. É um cartão de visitas, tem que ser bonito”, afirma Reginaldo Pereira.

Atualmente, está em construção um sistema de encanamento de água para a alimentação do recém-adquirido pivô-central para agricultura irrigada.