PARCERIA

Órgão deve ajudar Universidade a fazer correto dimensionamento de pessoal e equipamentos necessários para o setor

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, reuniu-se, nesta quarta-feira (3), com o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Edval Novaes, para falar sobre a segurança nos campi, em especial no Darcy Ribeiro. No encontro, ficou estabelecido que as duas instituições farão parcerias para reduzir a sensação de insegurança da comunidade universitária.

“Sabemos que a UnB e o UniCeub são responsáveis por boa parte dos índices de criminalidade na Asa Norte e queremos ver formas de atuação conjunta para diminuir as ocorrências”, disse a reitora. “Nossos registros mostram que a maior incidência de crimes ocorre às terças, quartas e quintas pela manhã, embora o medo das pessoas seja maior à noite”, comentou o secretário.

Uma das possibilidades discutidas na reunião é que a SSP auxilie a Universidade a fazer um dimensionamento das necessidades na área de segurança, em termos de pessoal, infraestrutura e equipamentos. “Percebemos que a UnB cresceu muito nos últimos anos, mas que não houve equilíbrio em relação ao aparato para a segurança”, disse o subcomandante da Polícia Militar, Leonardo Sant’Anna, que também participou da conversa.

Outras alternativas discutidas no encontro foram a integração do sistema de câmeras da UnB com o setor de monitoramento da Secretaria e a realização de eventuais cursos de aperfeiçoamento com os vigilantes dos campi. Nos próximos dias, a Reitoria vai encaminhar à SSP uma solicitação formal de apoio.

UnB ALERTA – A reitora colocou à disposição da SSP o sistema UnB Alerta, desenvolvido por estudantes de graduação para melhorar a comunicação da comunidade com a Diretoria de Segurança da instituição. “O sistema é georreferenciado e poderia ajudar a população de todo o DF a denunciar crimes”, afirmou Márcia.

A reitora também pediu que a Universidade fosse incluída na pesquisa de vitimização realizada pela Secretaria. “Embora tenhamos investido em corredores de iluminação e na poda do mato alto, ficamos sem saber o que mais impacta na sensação de insegurança da nossa comunidade”, contou ela. “Queremos trazer mais segurança para as pessoas que circulam aqui, em especial para as mulheres”, acrescentou.

Segundo a SSP, a UnB deve ser incluída em uma amostragem da pesquisa de vitimização, que deve ser realizada em parceria com estudantes do Departamento de Sociologia. A expectativa é que o estudo seja realizado ainda este ano.