55 ANOS

Revista Darcy, apresentada em edição especial no Consuni, conta a história da UnB em 50 pessoas. Músicos Hamilton de Holanda e Roberto Corrêa, egressos da UnB, foram homenageados

Intérprete de Libras e mesa do evento
Cerimônia inclusiva, contou com intérpretes de libras. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

A revista de jornalismo científico e cultural da UnB, Darcy, foi relançada nesta quarta-feira (26) em reunião especial do Conselho Universitário (Consuni). Durante a solenidade, a aluna de canto lírico Bárbara Carvalho e o egresso de Ciências Econômicas Levi Melo Viana apresentaram o Hino Nacional, com voz e violão.

O vice-reitor e presidente da Comissão UnB 55 anos, Enrique Huelva, agradeceu o trabalho da comissão e disse estar orgulhoso de ser parte da UnB. Também estavam presentes à mesa a reitora Márcia Abrahão, os professores Aldo Paviani e Lia Zanotta e a subsecretária de Órgãos Colegiados da UnB, Ionete Eunice de Araújo.

A reitora da UnB destacou, ao falar da revista Darcy, que “a UnB foi criada para ser muito acima das outras [universidades] e à frente de seu tempo”.

Os músicos egressos da Universidade Hamilton de Holanda e Roberto Corrêa foram homenageados na cerimônia – que também reconheceu o trabalho dos três professores eméritos, Paviani, Zanotta e Isaac Roitman. O bandolinista e o violeiro, respectivamente, fizeram apresentações solo e juntos. Eles apresentaram, além de trabalhos autorais, clássicos da música brasileira.

Hamilton de Holanda e Roberto Corrêa
Músicos Roberto Corrêa e Hamilton de Holanda em dueto. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Roberto Corrêa era aluno da graduação em Física na UnB quando começou a tocar. Ele diz que o ambiente e a possibilidade de estudo transversal contribuíram muito para sua formação. “Eu cursava Física e fazia disciplinas da Música. Isso me marcou muito”.

Hamilton de Holanda, bacharel em Composição pela UnB, diz que se sentiu honrado ao receber a homenagem. “É o prêmio da vida, é como se dissessem que valeu a pena. Que você aprendeu, fez a lição e está sendo premiado”, afirmou. “É de encher o coração da gente.”

O secretário de Comunicação da UnB, Sérgio de Sá, contou aos presentes um pouco do processo produtivo da revista. “A volta da Darcy foi muito intensa. O formato clássico irá entrar nas próximas edições, que trarão novos espaços”. Ele aproveitou o momento para homenagear os personagens e profissionais que tornaram possível esse retorno. “Agradeço muito o trabalho da equipe da Secom em garimpar essas histórias e apresentá-las textual e graficamente, como vocês podem ver”.

Público elogia revista Darcy
Produtor cultural Pablo Santiago e avaliadora física Lúcia Kobayashi concordam que a revista representa bem a UnB. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Lúcia Kobayashi, avaliadora física da Faculdade de Educação Física (FEF), aprova a volta da revista. “Ela representa muito bem a Universidade”, acredita. A avaliadora considera que a edição de lançamento mostra bem o aspecto humano e a diversidade da UnB. “Mostra que a Universidade é para todos, de verdade”, completa Pablo Santiago, produtor cultural do projeto de extensão Salsa UnB. “Espero, para as próximas edições, que ela continue sendo como uma prestação de contas acessível do que fazemos para a sociedade”, finaliza.