MOVIMENTO ESTUDANTIL

Mais de 12 mil estudantes compareceram às urnas. Houve também escolha para a Representação Discente

Foto: Roberto Fleury/Secom UnB

Com 59,33% dos votos válidos, a chapa Todas as Vozes venceu a eleição para o Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães da Universidade de Brasília (DCE/UnB). A apuração, concluída na manhã desta sexta-feira, registrou 7.017 votos para a chapa vencedora. A concorrente Aliança pela Liberdade, que estava no quarto mandato à frente do DCE, contabilizou 4.809 votos. Foram registrados ainda 333 votos brancos ou nulos.

As eleições para o DCE aconteceram nos dias 4 e 5. Durante o pleito, a comunidade universitária também votou na escolha da Representação Discente (RD), que garante aos estudantes participação nos conselhos superiores da Universidade. Na apuração para RD, a chapa Todas as Vozes somou 6.723 votos e a Aliança pela Liberdade, 3.906. A chapa Apocalipse Neoliberal obteve 839 votos. Foram registrados 564 votos brancos ou nulos.

Diferentemente da eleição para o DCE, na qual vence a chapa com votação majoritária, a eleição para Representação Discente é proporcional. Assim, cada chapa participante receberá um número de cadeiras nos conselhos proporcional ao percentual de votos recebidos.

“Havia muita incerteza sobre como seria o resultado. Acabamos conseguindo mais de dois mil votos de diferença. Vemos isso como fruto da campanha. Conseguimos capilarizar bem o debate”, afirmou Katty Hellen da Costa de Deus, integrante da chapa Todas as Vozes. De acordo com ela, a chapa foi composta por mais de 400 integrantes, mas ainda não foram escolhidos os representantes que farão a gestão do DCE.

Helena Esteves, coordenadora geral do DCE no último mandato da Aliança pela Liberdade, fez um balanço positivo do período em que a chapa esteve à frente do diretório. "Percebemos que houve muita mudança tanto do movimento estudantil quanto da própria Universidade. Fizemos um movimento mais pragmático, com tomada de decisões. Tiramos as propostas do papel, para não ficar só no debate", afirmou Helena.

As propostas da chapa vencedora podem ser conferidas em sua página em rede social.