GESTÃO

Reitora e decanas querem estreitar parceria com a Câmara Legislativa, que pode apoiar melhorias em áreas de interesse da comunidade acadêmica

Reitora Márcia Abrahão fala em reunião com deputados distritais, no Salão de Atos da Reitoria. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília recebeu, na manhã desta terça-feira (14), deputados distritais para uma conversa de aproximação com a reitoria. Durante o encontro, Márcia Abrahão e decanas apresentaram demandas da comunidade universitária, pedindo o apoio dos parlamentares para melhorias nas áreas de transporte público, segurança e infraestrutura, entre outras.

“A UnB está presente em todo o Distrito Federal, mas precisa avançar mais, consolidar sua presença, se aproximar mais da comunidade”, disse a reitora. Ela falou das dificuldades do transporte público para os estudantes, especialmente fora do Plano Piloto.

Outro ponto citado por Márcia e pela equipe de gestores da UnB foi a infraestrutura antiga de prédios do campus Darcy Ribeiro, que necessitam de obras estruturais. “A Companhia Energética de Brasília (CEB) nos disse que há dificuldade em aumentar o fornecimento de energia, porque a nossa rede é muito antiga”, comentou o prefeito do campus, Valdeci Reis.

A decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia, falou sobre o projeto UnB nas Escolas, que vai levar aos alunos do ensino médio informações sobre os cursos oferecidos pela instituição. Helena Shimizu, decana de Pós-Graduação, também mencionou a importância de apresentar aos alunos da rede pública as possibilidades de iniciação científica. “Outro aspecto é que precisamos fortalecer a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP/DF)”, acrescentou.

INTEGRAÇÃO – A deputada Telma Rufino ressaltou a importância da integração entre a Câmara Legislativa e a Universidade. “A UnB é uma referência em todo o Brasil, responsável pelo ensino de muitos dos nossos filhos. Me sinto muito feliz de estar fazendo parte deste momento”, afirmou. O deputado Lira também destacou a relevância da instituição para a formação de profissionais no DF. “A UnB merece toda a nossa admiração e respeito. Podem contar comigo para as atividades que vocês precisarem”, disse.

O deputado Chico Vigilante defendeu que as necessidades da UnB sejam consideradas no orçamento do Distrito Federal. “A UnB é nossa responsabilidade, e as emendas parlamentares são muito pequenas diante de todas as demandas da instituição.”

Além dos três parlamentares, também estavam presentes representantes dos deputados Bispo Renato Andrade, Ricardo Vale e Wellington Luiz. Outros parlamentares que haviam confirmado presença precisaram atender a uma convocação de urgência do presidente da Câmara, Joe Valle, que recebeu a visita do governador Rodrigo Rollemberg na manhã desta terça.