INTERNACIONAL

Aberta à comunidade, iniciativa gratuita recebe inscrições até 29 de setembro

 

Professor titular em Direito na Universidade de Manchester (Inglaterra), Chris Thornhill dará curso intensivo e gratuito sobre direito constitucional transnacional no próximo mês, na Universidade de Brasília. As aulas serão sobre o livro de sua autoria A Sociology of Transnational Constitutional Law (A Sociologia da Constituição Transnacional), resultado de projeto homônimo financiado pelo Conselho de Pesquisa Europeu. Serão seis seminários, com duração de duas horas e meia cada, distribuídos durante a primeira e última semanas de outubro.

 

As inscrições seguem abertas até quinta-feira (29), presencialmente, na secretaria da Pós-Graduação da Faculdade de Direito, ou por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A prioridade da matrícula é de estudantes de graduação e pós-graduação da UnB. Há, contudo, disponibilidade de vagas para alunos de outras instituições de ensino superior e para o público externo. “Espero fornecer uma experiência valiosa tanto para os estudantes quanto para a Universidade de Brasília como um todo”, encerra. As preleções serão em inglês e haverá emissão de certificados de participação. Mais informações aqui.

Chris Thornhill ministrará curso intensivo e gratuito na UnB. Foto: Divulgação


Financiado pelo programa Professor Visitante do Exterior (PVE) da Capes, o curso propõe analisar o processo de criação de normas transnacionais com efeito constitucional por meio de perspectiva macrossociológica. “Espero que os estudantes saiam do curso com ampla compreensão sociológica do direito constitucional, posicionado dentro da perspectiva da Sociologia Histórica e Sociologia Global”, afirma Thornhill, cujos estudos se dão no campo da Sociologia Jurídica contemporânea, especificamente, da Sociologia do Direito Internacional.


O professor é reconhecido pela abordagem interdisciplinar a questões constitucionais. Possui experiência nas áreas de Sociologia do Direito, Direito Comparado e História Jurídica. Tem duplo doutorado concedido pelas Universidades de Cambridge e Frankfurt am Main. “Minha expectativa é que também possamos desenvolver uma abordagem crítica acerca de algumas ideias estabelecidas na Sociologia Jurídica e Política. Também estou interessado em explorar novos padrões, que estão em ascensão na atualidade, sobre a interação entre direito e política", continua.


Além dos seminários, serão realizadas duas sessões extras para discussão de dissertações e teses, prioritariamente de estudantes de pós-graduação da UnB, com base nos textos discutidos durante o curso. “Estou ansioso para entrar em debates críticos com os alunos que estudam um contexto diferente daquele da Europa Ocidental. Tenho um interesse de longa data no Direito brasileiro, em especial, o Direito Constitucional e do Trabalho. Por isso, também vou aproveitar oportunidade para realizar mais estudos nessas áreas”, diz.

 

A SOCIOLOGY OF TRANSNATIONAL CONSTITUTIONAL LAW - O projeto, coordenado por Thornhill, é integrado por pesquisadores especialistas em Direito, História e Sociologia. Conta com estudos de caso de 17 países: Brasil, África do Sul, Argentina, Bolívia, Canadá, Casaquistão, Chile, China, Colômbia, Egito, Estados Unidos, Gana, Índia, Irã, Inglaterra, Quênia e Rússia. A investigação, desenvolvida ao longo dos últimos três anos, deu resultado ao livro e ao curso.