INTERNACIONAL

Parceria prevê intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores das instituições de ensino, com destaque para área de design

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

A Universidade de Brasília recebeu, na manhã da última terça-feira (18), a visita do ministro da Cultura e Educação da República de San Marino, Giuseppe Maria Morganti. No encontro com o reitor Ivan Camargo, com a participação do diretor da Assessoria de Assuntos Internacionais, Eiiti Sato, foi assinado o acordo de cooperação entre UnB e Universidade de San Marino.

A cerimônia foi transmitida ao vivo para o país europeu, de cerca de 30 mil habitantes, localizado dentro do território italiano. A parceria prevê intercâmbio de alunos e professores das instituições de ensino, com destaque para área de design.

Durante a reunião, o reitor Ivan Camargo lembrou outros convênios bem sucedidos com instituições italianas e destacou o interesse mútuo em se criar vínculo entre as universidades. “É uma grande satisfação fazermos essa parceria. Aprecio muito o design italiano e de San Marino. Será muito importante, para Universidade de Brasília, enviar e receber estudantes”.

O acordo também foi comemorado pelo diretor da Assessoria de Assuntos Internacionais. Eiiti Sato espera que a ação possa render bons frutos. “Temos professores que estão bastante interessados em desenvolver projetos e acreditamos que teremos uma cooperação muito produtiva”. O objetivo é fomentar o intercâmbio cultural e acadêmico e desenvolver a economia local.

No encontro, realizado no gabinete do reitor, também estiveram presentes a professora do curso de Design da UnB Nayara de Siqueira e representantes do país europeu, o professor e assessor do ministro, Michelangelo Casarosa, e o coordenador do curso de Desenho Industrial na Universidade de San Marino, Massimo Brignoni.