UnB FUTURO

Em palestra na UnB, professora Sylvie Pommier apresentou o projeto da instituição de ensino francesa que integra escolas, empresas e centros de pesquisa

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Na sexta sessão pública da comissão UnB.Futuro, a professora francesa Sylvie Pommier apresentou o projeto da Universidade Paris-Saclay a estudantes e professores da UnB. A palestra foi na tarde desta terça-feira (8) no auditório da Reitoria.

'É ao mesmo tempo uma proposta de reordenamento territorial e de renovação do ensino superior na França", explica a diretora do programa de doutorado da nova instituição. “O objetivo é construir um centro tecnológico de referência mundial.”

Criada em 2014, Paris-Saclay inova o modelo universitário francês ao integrar diversas escolas, empresas e centros de pesquisa de renome. A universidade está sendo implantada no planalto de Saclay, a 28km do centro de Paris, famoso por ser um polo tecnológico e científico. O governo da França destinou 2,5 bilhões de euros apenas para a construção dos prédios do campus.

“Precisamos trabalhar juntos. Um conglomerado como esse é único no país. O volume de recursos investidos aumenta a nossa responsabilidade para que o projeto dê certo. Em respeito aos contribuintes, temos que achar soluções e superar dificuldades”, destacou a diretora.

Saiba mais: Université Paris-Saclay

INOVAÇÃO – Em pouco mais de uma hora, Pommier mostrou detalhes da implantação física e da estruturação acadêmica e administrativa da nova cidade universitária que reúne, sob a mesma governança, 19 instituições, 10,5 mil professores e 70 mil alunos, quase a metade deles estrangeiros vinculados a programas de doutorado.

Dentro da filosofia da inovação, o sistema de ingresso e de emissão de diplomas passa a ser um só. Disciplinas, programas e projetos de pesquisa estão sendo integrados e associados a laboratórios onde são geradas novas tecnologias. O conselheiro de Cultura, Ciência e Tecnologia da França, Philippe Martineau, explicou que o processo de transferência tecnológica será feito por incubadoras conjuntas.

O projeto urbanístico prevê melhorias em mobilidade urbana na região. O campus deve ser ligado ao aeroporto e ao centro de Paris até 2023 e serão construídos centros comerciais próximos às estações de metrô. A infraestrutura ainda prevê cabos de fibra óptica. "Precisamos ter excelente conectividade", resumiu Pommier.

Reitor Ivan Camargo destaca acordos de cooperação com a França. Foto: Isa Lima/UnB Agência

Ao comparar o orçamento destinado à UnB neste ano ao do projeto francês, o reitor Ivan Camargo criticou a falta de investimento nas universidades brasileiras. “A presença do Ministério da Educação nessa palestra seria fundamental”, disse. Ao final, comentou a existência de acordos de cooperação com a França e outros países e apontou os benefícios da internacionalização.

Coordenador da comissão UnB.Futuro, o professor Isaac Roitman reforçou: “Nossas universidades estão envelhecidas. É bom ver inovações como essa”.

UnB.FUTURO – Criada para se pensar a universidade contemporânea, a comissão UnB.Futuro é uma iniciativa do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação em parceria com o Núcleo do Futuro (n.Futuros/CEAM). As sessões são abertas a toda a comunidade acadêmica.

Com o tema Anthropology and Education in the Globalized World: New Perspectives and New Approaches, a próxima conferência acontece nesta sexta (11), às 10h, também no auditório da Reitoria. O convidado é o professor da Universidade Livre de Berlim, Christoph Wulf.