INTERNACIONALIZAÇÃO

País europeu é um dos principais parceiros da Universidade. Reunião entre brasileiros e franceses, nesta terça (28), buscou aproximar projetos de pesquisas

Vice-reitor Enrique Huelva, Michel Eddi e Jean-Luc Battini, ambos do Cirad, representaram a relevância dos 50 convênios vigentes entre UnB e instituições francesas. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Instituições francesas têm sido importantes parceiras da Universidade de Brasília em atividades de pesquisa. De acordo com levantamento da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB, há, atualmente, 50 acordos e convênios vigentes com entidades daquele país. Valorizando essa relação, a Universidade promoveu, nesta terça-feira (28), encontro entre integrantes do Centro de Pesquisa em Agricultura para o Desenvolvimento da França (Cirad) – uma das principais entidades que desenvolvem trabalhos em conjunto com a UnB – e representantes de programas de pós-graduação e de projetos de pesquisa que já possuem vínculo ou apresentam potencial para desenvolvimento de iniciativas futuras.

Membros da Faculdade de Tecnologia (FT), da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf), do Instituto de Geociências (IG), da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública (Face), do Instituto de Ciências Biológicas (IB) e do Instituto de Ciências Sociais (ICS), entre outros, estiveram presentes. Pelo Cirad, participaram o presidente e diretor-geral Michel Eddi e o diretor para Brasil e Cone Sul, Jean-Luc Battini. A decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, e o vice-reitor Enrique Huelva representaram a administração superior.

“Minha expectativa é de que esse encontro seja muito produtivo. Ao analisarmos os convênios que a Universidade possui com o Cirad, identificamos que, além de termos muitas parcerias, temos potencial para outras tantas", disse Huelva, no início do encontro realizado na Finatec. Maria Emília Walter destacou que tipo de contribuição espera ter a partir de novas colaborações. “Estamos entre os 15 países que mais produzem artigos científicos, mas, em matéria de inovação, ainda somos muito incipientes. Espero que possamos inovar juntos”, declarou.

DESTAQUES – As apresentações foram dividas em três blocos: sobre projetos, sobre programas de pós-graduação em colaboração com o Cirad e sobre oportunidades de novas colaborações. Tanto os participantes da Universidade quanto os colaboradores estrangeiros puderam expor e conhecer mais sobre o que é feito nas áreas de Desenvolvimento e Agronomia Sustentável e Sustentabilidade com Desenvolvimento Social.

"O CDS já recepcionou cinco pesquisadores e dez estudantes por meio do Cirad", enumerou Maurício Amazonas, diretor do centro. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Ao todo, 13 projetos diferentes foram apresentados por pesquisadores da Universidade, titulares, associados, colaboradores ou visitantes. O diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da UnB, Maurício Amazonas, abordou resultados da parceria entre CDS e Cirad, que já dura 20 anos. “Desde a origem, trabalhamos em conjunto com a França, principalmente por meio do Cirad e do IRD [Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento]”, contou.

Em sintonia com os objetivos do desenvolvimento social e sustentável promovidos pelo Cirad, o CDS desenvolve linhas voltadas para comunidades tradicionais. “Mas a principal expertise em que o Cirad nos dá suporte é na metodologia de pesquisa”, disse Maurício. Até 2016, o CDS já tinha 196 doutorados e 507 mestrados defendidos. De acordo com o diretor, a maioria se beneficiou direta ou indiretamente da parceria.

A Faculdade de Planaltina (FUP), representada pelas professoras Mônica Nogueira e Janaína Diniz, também desenvolve trabalhos voltados para a linha do social-desenvolvimentismo. “Recebemos estudantes e pesquisadores de comunidades tradicionais e promovemos estudos de manejo e produção sistêmica condizentes com os conhecimentos dessas sociedades”, explicou Mônica. “Ao mesmo tempo, estimulamos reflexões sobre as redes de abastecimento rural do país”, acrescentou Janaína.

Professora Mônica Nogueira apresenta a Faculdade UnB Planaltina e o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) também discorreu sobre as colaborações em curso e a sincronicidade com os objetivos do Cirad. “Temos seis linhas de pesquisa e nossos trabalhos são comparativos, interdisciplinares, partindo da perspectiva latino-americana”, disse Camilo Negri, chefe do departamento.

O presidente do Cirad demonstrou satisfação com o conteúdo da reunião e prevê um futuro produtivo nas relações com a UnB. “Fico contente que esta visita à Universidade tenha propiciado integração e projeção de parcerias com tanto potencial. Acredito que conseguiremos avanços em diversas áreas”, afirmou Michel Eddi.