CIÊNCIA

Evento com Bruce Beutler, reconhecido por descobertas na área de imunologia, ocorre no dia 29 de outubro

Divulgação/Nobel Media

O cientista Bruce Beutler, ganhador do Nobel de Medicina, ministra a palestra Desconstruindo o sistema imunológico através de mutagênese germinativa aleatória, no dia 29 de outubro, às 11h, no auditório 3 da Faculdade de Medicina. Na ocasião, o pesquisador será homenageado pela UnB com o título de Doutor Honoris Causa.

Parceria entre a biofarmacêutica global AstraZeneca e o Nobel Media, a iniciativa é parte do programa Nobel Prize Inspiration Initiative (NPII), que leva premiados pelo Nobel para universidades e centros de pesquisas a fim de inspirar e envolver jovens cientistas, a comunidade científica e o público.

Bruce, Jules Hoffmann e Ralph Steinman, parceiros no Prêmio Nobel em 2011, acharam a chave de ativação do sistema imunológico. Beutler e Hoffmann descobriram proteínas no corpo que reconhecem micro-organismos invasores e ativam seu sistema de defesa, enquanto Steinman descobriu as células dendríticas e sua capacidade única de ativar e regular as fases finais da resposta imunológica, quando o organismo “se livra” de seus invasores.

Para o decano de Pesquisa e Pós-graduação da UnB, Jaime Santana, a visita do Nobel Bruce Beutler traz a oportunidade de cultivar a ciência que avança de forma contundente e qualificada com implicações positivas para a compreensão de como a vida e toda a natureza funcionam.

“Para os estudantes, trata-se de uma aula absolutamente única na Universidade. Saber qual foi o caminho com dificuldade e alegria que o Nobel trilhou. Os alunos têm a chance de sentirem que um Nobel é um ser humano comum, mas com uma curiosidade científica intensa, de saberem da fonte como as perguntas científicas são pensadas e as buscas das respostas são trabalhadas com grande entusiasmo e amor. É um exemplo de vida profissional dedicada à compreensão de como a natureza acontece, de como um ser humano trabalha prazerosamente para a humanidade e a preservação da vida e de sua qualidade”, completa Santana.

No Brasil, Beutler ainda participa de eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Será bastante motivador encontrar os jovens que irão moldar a ciência nas próximas décadas e estou ansioso para interagir com eles”, diz Bruce Beutler.

Perfil – Bruce Beutler

Bruce A. Beutler nasceu em 1957, em Chicago. É professor de genética e imunologia no The Scripps Research Institute (Instituto de Pesquisa Scripps) na cidade de La Jolla, Estado da Califórnia. Conseguiu desvendar como o sistema imunológico dos mamíferos é parecido com o dos insetos na hora em que recebem hóspedes indesejados.

Atualmente, Dr. Beutler continua com seu trabalho como Professor Regente e Diretor do Center for Genetics of Host Defense na UT Sowthwestern Medical Center em Dallas, EUA.

Junto com sua equipe, ele desenvolveu técnicas para detecção de mutações que afetam características de organismos. Usando essas técnicas, eles já detectaram centenas de genes que contribuem com a defesa do sistema imunológico.

A equipe de Beutler também estudou muitas outras funções biológicas, tais como manter níveis de glicose constantes, regulação da massa corpórea, e reparo seguido de lesão. O objetivo maior de Beutler é a identificação da maioria das proteínas essenciais para estes processos biológicos, muitos deles anormais em doenças.

Palestra com Bruce Beutler, ganhador do Nobel de Medicina
Data: 29/10/2015
Local: Auditório 3 da Faculdade de Medicina. O evento será transmitido em telões nos auditórios 1 e 2.
Horário: 11h