NOTA

Em mensagem direcionada à administração da UFRJ e à direção do museu, Márcia Abrahão e Enrique Huelva lamentam incêndio deste domingo (2) 

 

Ao professor Roberto Leher – Reitor

À professora Denise Fernandes Lopez Nascimento – Vice-Reitora

Ao professor Alexander Wilhelm Armin Kellner – Diretor do Museu Nacional

 

A comunidade da Universidade de Brasília, consternada com o trágico incêndio ocorrido no Museu Nacional do Rio de Janeiro, vem manifestar publicamente sua profunda solidariedade à Direção do Museu, à Reitoria da UFRJ, à comunidade acadêmica e à toda a sociedade brasileira.

 

O riquíssimo acervo de 200 anos de história do país e a própria edificação do Museu Nacional do Rio de Janeiro vêm merecendo pouca atenção de governantes, o que se reflete em dotações orçamentárias decrescentes e que atingiram níveis inaceitáveis nos últimos anos. O incêndio ocorrido na noite de ontem foi o desfecho trágico de um enredo que ameaça outros tesouros do Brasil, sob guarda de instituições de ensino e pesquisa para cujas demandas os governantes demonstram não ter ouvidos.

 

A construção do futuro da nação e a preservação de sua memória são requisitos fundamentais de uma sociedade democrática e precisam ser priorizados, ao lado da cultura, da ciência e da educação de seu povo.

 

Márcia Abrahão Moura
Reitora

 

Enrique Huelva Unternbäumen
Vice-reitor

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.