INFORME

Administração superior manifesta repúdio à violação de direitos

No último dia 30 de abril, o prédio da Reitoria da Universidade de Brasília foi desocupado, após 16 dias de ocupação em protesto organizado por estudantes. A desocupação do prédio ocorreu de forma pacífica, após negociações e estabelecimento de acordo entre a administração e o movimento de ocupação, com o apoio de uma comissão de mediação.

Como parte do acordo, estudantes comprometeram-se a entregar as instalações limpas e em condições de uso, tendo garantida a preservação da integridade dos espaços de trabalho, cabendo à administração apurar danos ao patrimônio e ao erário a serem reparados ou ressarcidos. A administração superior, por sua vez, assumiu o compromisso de não penalizar estudantes por participarem do movimento de ocupação, reconhecendo-o como ação política.

O desfecho da ocupação revela o respeito desta administração a princípios democráticos, como a liberdade de expressão, a participação e a transparência. Não foi sem grande pesar que, ao retomar o prédio da reitoria, constatamos evidências de graves delitos contra o patrimônio público e privado, além de violações à privacidade dos servidores. Trata-se de um testemunho de violência, que a administração repudia veementemente. Os danos e evidências estão sendo apurados pela administração e pela Polícia Federal.

Do mesmo modo, registramos nossa indignação com as intervenções recentes que vêm ocorrendo no campus Darcy Ribeiro, com o fechamento de prédios e salas de aula e o constrangimento e expulsão de professores, estudantes e trabalhadores como método de mobilização para os protestos contra as reduções do orçamento para a educação.

Também temos sido notificados sobre a circulação pelo campus de pessoas encapuzadas, portando paus e barras de ferro nas mãos. Essas ações contrariam a perspectiva da tolerância e do diálogo, sem os quais não há democracia. Não admitiremos essa escalada da intransigência e do uso da força como método de ação política na Universidade e adotaremos medidas para responsabilizar os autores.

Todos temos o compromisso de zelar pela continuidade e pelo fortalecimento da Universidade de Brasília; essa deve ser a expressão maior de resistência às adversidades do momento. Por isso, a administração tomará as medidas necessárias para garantir a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas na UnB, repudiando firmemente expressões de autoritarismo. É nosso papel defender o direito de todos à Universidade.

Márcia Abrahão
Reitora