COMEMORAÇÃO

Evento também marca os 25 anos do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais e o lançamento do 2º Congresso UnB de Contabilidade e Governança

Docentes destacam importância de lembrar fatos históricos do curso e do departamento. Foto: Júlio Minasi / Secom UnB

O aniversário de 40 anos do curso de Ciências Contábeis, além dos 25 anos do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA), foi comemorado na última sexta-feira (10), em cerimônia no auditório da Faculdade de Direito. No evento, foram relembradas as conquistas da graduação e da pós-graduação da Universidade de Brasília.

Com saudosismo e orgulho, os presentes contaram que a graduação teve início com apenas cinco professores, um técnico-administrativo e 300 alunos no total. Hoje, é o quarto com a maior demanda do Brasil entre os cursos de Contabilidade. “É muito importante lembrar formalmente a história, datas e acontecimentos marcantes. Quando se decidiu lá atrás criar o curso de Contábeis, depois o CCA e o programa de pós-graduação, não se previa a proporção que tomariam. Todos esses são feitos que precisam ser celebrados”, explica o professor Paulo Roberto Lustosa.

O evento contou com a presença do professor aposentado de Ciências Contábeis João Geraldo Bergman, que apresentou o programa para a criação da graduação em Contábeis na UnB, além de ser o primeiro professor com doutorado em Administração de Empresa a lecionar na Universidade.

“Tenho o orgulho de dizer que fui eu quem implementei o fluxograma na UnB. Fiz um primeiro para Contabilidade e a ideia foi tão bem aceita que foi implementada em todas as outras graduações", ressalta Bergman.

Professor João Geraldo Bergman, fundador do primeiro programa do curso de Ciências Contábeis. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

O coordenador do doutorado em Contábeis, Jorge Kasumi, destacou como a pós-graduação foi uma das pioneiras na área do país. “Quando começamos não existia doutorandos em Contábeis no Brasil. Avançamos muito em relação ao passado, mas ainda temos muitas pesquisas e projetos para realizar”.

O reitor da Universidade, Ivan Camargo, também esteve presente na cerimônia e agradeceu o trabalho do departamento. “Me lembro claramente do projeto de pós-graduação em Contábeis. Esse é um curso que já deu muitos frutos, além dos alunos que se formam a cada semestre".

Na cerimônia, a professora Beatriz Morgan apresentou o cronograma e o processo de elaboração do Congresso UnB de Contabilidade e Governança (2º CCGUnB). Com abrangência internacional, o tema desta edição é Contabilidade como instrumento de responsabilidade social corporativa.

O CCGUnB tem a duração prevista de três dias. Serão cerca de 70 trabalhos apresentados, além de palestras com a presença de dois convidados internacionais. “O congresso é uma oportunidade de incluir pessoas que não conseguem participar desses eventos, normalmente concentrados no Sudeste”, conta a professora.

Participaram da mesa de comemoração aos 40 anos do curso de Ciências Contábeis a vice-reitora Sônia Báo e os professores José França, Eduardo Vieira, Jorge Katsumi, Paulo Roberto Lustosa, Beatriz Morgan e professor aposentado João Geraldo Bergman.

Arte: Anna Soares / Secom UnB