ENSINO

Cerimônia no Instituto de Química celebra conquistas do Programa de Avaliação Seriada

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Há exatos 20 anos, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UnB) aprovava uma proposta que prometia inovar a forma de seleção de estudantes. Nascia oficialmente o Programa de Avaliação Seriada (PAS), que a partir de 1996 passou a acompanhar o desenvolvimento dos alunos durante os três anos do ensino médio. "Foi uma possibilidade de transformação pedagógica da escola. Deu-se início a uma avaliação processual em lugar de uma episódica", afirmou o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, nesta terça-feira (18), em cerimônia de aniversário do programa, no Instituto de Química.

Mais do que uma alternativa ao vestibular, o PAS proporcionou mudanças estruturais na educação e serviu de parâmetro para novas provas em todo o país. "Influenciou direta e indiretamente várias outras avaliações, entre elas o Enem", disse o decano, que integrou a primeira comissão do programa e é ex-diretor do Cespe. O gestor saudou a "ousadia" dos pioneiros e leu editorial do Jornal de Brasília de março de 1999, ano em que os primeiros aprovados no PAS ingressaram na Universidade. "Representa a vitória dos que lutam pela educação regular", registrou o texto.

Foto: Natália Valarini/Cespe

Para o diretor do Cespe/Cebraspe, Paulo Portela, um dos trunfos do PAS é sua concepção a partir do diálogo entre professores universitários, de ensino médio, pais e estudantes. "É um projeto agregador", definiu. Ele também destacou a contribuição do programa à avaliação integral e à interdisciplinaridade. "[O PAS] está sempre inovando", reforçou, antes de pontuar a possibilidade de realização de provas eletrônicas como um desafio futuro para a avaliação.

A vice-reitora da UnB, Sônia Báo, afirmou ter muita clareza "dos avanços que o programa trouxe no processo de transformação dos ensinos médio e fundamental". Segundo ela, que acompanhou em casa o esforço da filha para ser aprovada no PAS, o processo seriado prepara melhor os estudantes, fortalece o processo de aprendizagem e combate a "decoreba".

Para o membro da comissão pioneira do PAS e secretário de Educação do DF, Júlio Gregório, o PAS alterou a lógica da "indústria dos cursinhos preparatórios" e valorizou a presença da universidade nas escolas. "Acredito que a expansão da UnB teve a influência do PAS".

Foto: Natália Valarini/Cespe

HOMENAGEM – Um dos pontos altos da celebração foi a deferência ao professor emérito e ex-reitor Lauro Morhy, idealizador do PAS. Um certificado de reconhecimento foi entregue pelo Cespe à vice-reitora Sônia Báo, que representou Morhy, impossibilitado de comparecer em função de problemas de saúde. "Eu me arriscaria a dizer que o PAS foi a menina dos olhos do professor Morhy em toda sua trajetória como educador", declarou ela.

A homenagem teve sequência com a certificação de membros da primeira e da atual comissão de avaliação do programa. Segundo o integrante e professor Jairo Gonçalves, o "trabalho segue com toda a seriedade" e busca "cada vez mais estreitar os laços entre universidade e escola".

DESEMPENHO – Menos evasão, melhores notas. Esses são aspectos do desempenho dos estudantes que ingressam na UnB via PAS. De acordo com o decano Mauro Rabelo, os acompanhamentos realizados pela Universidade dão conta de que o total dos que conseguem se formar chega a ser mais de quatro pontos percentuais maior entre os admitidos por meio do programa. O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) desses alunos também supera o dos que ingressam pelo Enem/Sisu ou pelo vestibular tradicional.

Confira artigo do decano Mauro Rabelo sobre os 20 anos de PAS.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.