LITERATURA

Discriminação racial é um dos focos das discussões de encontro na próxima quarta-feira (1º), no Instituto de Letras

No dia 1º de junho, a Universidade de Brasília sedia a III Jornada Literária de Autoria Negra: Percursos Contemporâneos. Onze autores nacionais estarão reunidos no auditório do Instituto de Letras (IL) para discutir, com professores e estudantes, questões relacionadas ao racismo e ao discurso da “democracia racial” no Brasil.

O Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (Gelbc), responsável pelo encontro, propõe um espaço de diálogo entre a Universidade e escritores negros para abordar questões que envolvem perspectivas, linguagem, gênero, edição e recepção desta produção. A imagem do negro e a sua representação nos veículos de comunicação de massa também serão objetos de discussão.

Entre os escritores convidados estão o paulista Allan da Rosa (vencedor do prêmio Funarte em Arte Negra, de 2014) e a brasiliense Meimei Bastos, estudante de Artes Cênicas da Universidade de Brasília e educadora. Durante a jornada, haverá o lançamento da 38ª edição do livro Cadernos Negros, além de outras publicações dos autores participantes do encontro.

Serviço:

Data: 1º/6/2016, a partir das 8h30

Local: Auditório do IL, campus Darcy Ribeiro

Informações: http://www.gelbc.com/#!jornadaautorianegra/xhwzd

Confiando nos contos de fadas,
todas as noites antes de dormir eram cem escovadas.
Como doía escovar o cabelo seco.

Trecho do poema Genealogia, da escritora Mel Adún