Evento marca início do semestre no PósLit

Foto: Beatriz Ferraz Secom/UnB

O escritor gaúcho Luiz Antonio de Assis Brasil (70) abriu a primeira sessão do ano da comissão UnB Futuro. O evento que também marca o início do semestre no programa de pós-graduação em Literatura da UnB (PósLit) aconteceu na tarde desta terça-feira (22) no auditório do Instituto de Letras (IL).

“A escrita criativa na universidade é a volta das humanidades à vida acadêmica”, disse o convidado. "É espaço de reflexão sobre a realidade e de criação", completou, após citar iniciativas esparsas no Brasil, como a de Cyro dos Anjos, na década de 60, na UnB.

Segundo o premiado escritor, o curso que é uma novidade no Brasil existe em universidades de língua inglesa. "Espero que a iniciativa se espalhe por todo o país", vibra. "A literatura tem um papel transdisciplinar e contextualiza o conhecimento", acredita.

Durante a palestra, ele falou sobre a busca de inspiração ao longo da história e da importância da técnica para o desenvolvimento da escrita. "A inspiração evoluiu do olhar para o alto para a percepção do outro", afirma. "A técnica liberta o talento", citou.

Ele também apresentou o curso de oficina literária que ministra na PUC do Rio Grande do Sul há trinta anos, por onde passaram autores como Michel Laub e Daniel Galera. A oficina permite a prática de diversos gêneros literários, de contos e crônicas a romances, peças de teatro e roteiros para tevê e cinema.

Sônia Báo: "As atividades do UnB.Futuro estão inseridas na universidade" Foto: Beatriz Ferraz Secom/UnB

Presente no evento, o decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, elogiou o Instituto de Letras "onde é possível refletir sobre o presente e o futuro por meio da literatura" e agradeceu a visita de Assis Brasil. "É uma honra para a UnB recebê-lo."

A vice-reitora Sônia Báo destacou o papel da comissão UnB Futuro para pensar a universidade no século 21. "O tema deste encontro é instigante", disse.

Saiba mais:

Vida e obra de Luiz Antonio de Assis Brasil

PÓSLIT – O diretor do IL, Enrique Huelva, saudou os estudantes da pós e ressaltou a necessidade de atualização do curso de Letras, criado há 40 anos. "A palestra do professor Assis Brasil pode ser entendida como um convite à reflexão e à ação neste momento em que se pensa a reforma curricular."

Com 42 professores e nota 5 pela Capes – o máximo é 7 –, 190 alunos cursam a pós-graduação em Literatura na UnB. “Nosso objetivo é alcançar a nota 6”, frisou a coordenadora da pós, Sylvia Cyntrão.

Na ocasião, os professores homenagearam o aluno Cristian Santos, recentemente premiado pela tese Padres, Beatas e Devotos: Figuras do Anticlericalismo na Literatura Naturalista Brasileira.

“A tese vai virar livro em espanhol com o título Devotos e Libertinos”, contou o autor. Santos venceu o prêmio literário Casa de Las Américas 2016 na categoria literatura brasileira. "O prêmio é um reconhecimento da pós em Literatura da UnB", agradeceu ele.