VOLTA ÀS AULAS

Desenhista é o convidado da Aula Magna, que acontece na próxima segunda-feira, às 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão

Foto: Lailson dos Santos

 

O primeiro dia de aula dos mais de 4 mil calouros do 2º semestre de 2015 será marcado por celebrações e atividades culturais. Em 10 de agosto, o Boas-vindas aos Calouros da Universidade de Brasília acontecerá em duas edições para viabilizar a participação dos alunos de cursos diurnos e noturnos dos quatro campi da Universidade.

 

O desenhista Mauricio de Sousa é o convidado da Aula Magna, que começa às 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão. Às 19h30, no Anfiteatro 9, a Aula Magna será ministrada em conjunto pelo fotógrafo João Paulo Barbosa, pelo cineasta Marcelo Díaz e pela pedagoga Dyarley Viana.

 

A recepção busca provocar a inquietude produtiva e o pensamento intelectual da comunidade acadêmica. Convidados notáveis, como Amyr Klink, Joaquim Barbosa, Miguel Nicolelis, Marcelo Gleiser, António Nóvoa e outras personalidades, já contaram suas trajetórias e deixaram seus conselhos aos jovens universitários em edições anteriores do evento.

 

Além de participar do bate-papo com os convidados, os novos alunos serão recebidos pelo reitor Ivan Camargo. O toque musical dos encontros será dos alunos da UnB que compõem a Bateria Insana da Medicina, o conjunto Projeto Cartão Postal e o grupo da disciplina Prática de Choro, da Faculdade do Departamento de Música.

 

CONVIDADOS

 

Mauricio de Sousa

 

O desenhista é o pai da Mônica, da Magali, do Cebolinha e de tantos outros personagens que, desde a década de 1960, acompanham a infância de gerações de brasileiros. Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 30 países.

 

Com leveza e diversão, Mauricio dialoga com crianças e adultos sobre temas sérios. Erradicação de trabalho infantil, direito das crianças, reeducação alimentar, doação de sangue, educação financeira e tantos outros assuntos estão presentes em sua obra.

 

Mauricio vem à Universidade de Brasília para recordar sua trajetória e destacar o papel da educação e da criatividade na transformação social.

 

João Paulo Barbosa

 

Da UnB para o mundo. Graduado em História, o fotógrafo se lançou a experiências extremas para contar suas próprias histórias por meio da fotografia. Seja na margem do rio Ganges, nas geleiras da Antártica ou nas tribos da Amazônia, o clique de João Paulo se reveste de ousadia e de sensibilidade para registrar paisagens humanas e naturais.

Foto: Olivier Boëls

 

Premiado pela National Geographic Society e pelo canadense Banff Centre, o trabalho do fotógrafo já foi visto em mais de 40 países, onde publicou livros e reportagens. João coordenou o projeto Parque Nacional de Brasília 50 anos, apresentado no Museu da República, e assina a curadoria da exposição Antártica do Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da UnB.

 

De volta à Universidade de Brasília, o fotógrafo vai compartilhar suas aventuras e estimular o protagonismo dos calouros.

 

Restrutural – Marcelo Díaz e Dyarley Viana

 

Localizado a menos de 20 km do centro de Brasília, o Lixão da Estrutural, maior da América Latina, reúne paradoxos sociais que abrangem segregação e exemplos de transformação. Foi lá que o ex-aluno da UnB e cineasta Marcelo Díaz lapidou as histórias e os personagens do documentário Restrutural, lançado em 2014.

 

Marcelo é diretor da Diazul de Cinema e atua na área de audiovisual há mais de 15 anos. Premiado cineasta, nascido em Brasília, participou de mais de 50 festivais nacionais e internacionais, como Gramado, Brasília, São Paulo, Havana, Milão, Sidney, Filadelfia (Flaff), Brazilian Film Festival (Miami e Toronto). Seus filmes têm sido exibidos em diversos canais de TV e na web.

 

Dyarley Viana, mulher e negra, 29 anos, encontrou nova possibilidade de vida na Estrutural. Trabalhando como catadora, conseguiu recursos para se formar em Pedagogia e hoje atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, cujas mães e pais são catadores de lixo, trabalhadores informais ou profissionais de baixa renda.

Dyarley encontrou nova possibilidade de vida em meio ao lixão. Foto: Divulgação

 

Para receber os calouros da Universidade de Brasília, Marcelo e Dyarley ampliam a campanha #UnBeucuido, contextualizando a responsabilidade de cada indivíduo na construção de um planeta sustentável.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – Além das atividades do primeiro dia de aula, há várias atrações culturais, esportivas e integrativas programadas para acontecer até 23 de agosto. Entre elas, destacam-se o Encontro Orquestras de Cordas da UnB 2015, realizado pelo Departamento de Música; o Projeto InterCalouros, preparado pelo Diretório Central dos Estudantes; o Torneio de Xadrez e os ensaios abertos de corais, apoiados pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura. Confira a programação completa aqui.

 

CAMPANHA – Sustentabilidade é o tema da campanha que a UnB adota neste semestre. “Além de centro para o desenvolvimento de pesquisas e projetos ambientais, a universidade deve ser exemplo de cuidado cotidiano com o planeta”, afirma o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo. Na proposta desenvolvida por alunos e professores da Faculdade de Comunicação, personagens típicos da UnB incentivam a coleta seletiva de resíduos sólidos e a economia de água e de energia nos campi.

 

Para orientar o ingresso dos estudantes, a UnB preparou o www.boasvindas.unb.br. Na página, estão relacionadas informações primordiais à vida acadêmica, como o Guia do Calouro. Há também vídeos, mapas e dicas sobre transporte, alimentação, monitoria, projetos de extensão, assistência estudantil, intercâmbio, empresas juniores e outros temas.

 

Toda a programação do Boas-vindas aos Calouros e respostas a dúvidas frequentes sobre o evento também estão detalhadas na página.

 

TRANSPORTE – Os ônibus intercampi circularão em horários especiais no dia 10 de agosto para facilitar o acesso de alunos dos campi Planaltina, Ceilândia e Gama ao campus Darcy Ribeiro. As alterações restringem-se aos horários próximos dos eventos diurno e noturno de Boas-vindas aos Calouros. Os demais horários de circulação estão mantidos. Veja aqui.

 

Confira as alterações:

 

Ilustração: Marcelo Jatobá/UnB Agência