GESTÃO

Professores que desempenham funções administrativas à frente dos cursos de graduação receberam treinamento durante todo o dia, na última sexta-feira (19). Iniciativa vai se repetir periodicamente

Coordenadores dos quatro campi da UnB participaram do evento. Foto: Luis Gustavo Prado / Secom UnB
Coordenadores dos quatro campi da UnB participaram do evento. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Mais de 70 docentes da Universidade de Brasília participaram do I Encontro de Coordenadores de Curso de Graduação nesta sexta-feira (19). Promovido pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o evento ofertou minicursos, palestras e mesa-redonda para apoiar e capacitar coordenadores. A reunião também foi oportunidade para ampliar a comunicação dos docentes com os gestores da Universidade.

Os participantes foram acolhidos com um café da manhã, no auditório verde da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face). Em seguida, assistiram à palestra Os desafios de coordenar cursos na UnB, ministrada pelo diretor técnico de graduação do DEG, Diego Madureira.

“Abordamos desafios gerais relacionados à coordenação e também alguns específicos de determinadas áreas. Nosso objetivo foi evidenciar a cada coordenador que ele não é o único a enfrentar desafios nessa atribuição, já que os obstáculos são intrínsecos à função”, destacou Diego, ao incentivar o apoio mútuo e o compartilhamento de dificuldades na busca de soluções coletivas.

A reitora Márcia Abrahão também esteve no evento e recepcionou os coordenadores. “Sabemos das cobranças que envolvem as rotinas de coordenação. Para além disso, vocês continuam a ser cobrados quanto à atuação acadêmica e às atividades de pesquisa”, lembrou. Em sua fala, Márcia também compartilhou experiências que viveu na função de coordenadora.

Ela enfatizou os esforços da gestão para que os docentes sejam menos consumidos pelos trâmites burocráticos e possam se dedicar mais a pensar a educação. “Estamos aprimorando as atividades administrativas, com a simplificação de processos e a modernização de sistemas. Um grande avanço é a disponibilização de documentos da graduação pela internet”, exemplificou.

CAPACITAÇÃO – No restante da manhã, os docentes tiveram oportunidade de se inscrever em um dos seis minicursos ofertados. A maior adesão foi ao minicurso Desvendando o Sigra, sistema de gestão dos cursos de graduação. “Esse treinamento foi importante para esclarecer dúvidas sobre funcionalidades que não sabíamos utilizar. É um sistema importante, por exemplo, na gestão da matrícula”, apontou o professor Artem Andrianov, coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial na UnB Gama.

Minicurso sobre SEI foi uma das atividades que integrou a programação do encontro. Foto: Luis Gustavo Prado / Secom UnB
Minicurso sobre SEI foi uma das atividades integrantes da programação do encontro. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Coordenador do curso de Engenharia de Energia no mesmo campus, Luciano Noleto também aprovou as demais atividades do encontro. “Essa iniciativa mostra o que podemos esperar de apoio do DEG e da SAA. Além disso, nos ajuda a visualizar como podemos executar melhor nosso trabalho, nos proporcionando imergir no que é a coordenação”, elogiou.

O segundo minicurso com maior procura foi sobre Ferramentas do SEI para facilitar a rotina na coordenação. “Nem sempre a gente consegue fazer um treinamento com docentes sobre o SEI, que é uma ferramenta muito capilar e chega a todos os profissionais da Universidade. Foi possível esclarecer vários questionamentos da turma e isso resulta na simplificação de processos do dia a dia e no melhor desenvolvimento do trabalho”, avalia Rodrigo Nogueira, diretor do Arquivo Central, responsável pelo treinamento.

Uma das participantes foi a docente Patricia Medeiros de Souza, coordenadora do curso diurno de Farmácia na UnB. “Utilizamos muito o SEI na coordenação. Acho importante essa capacitação para padronizar os processos e evitar que a gente cometa erros que possam gerar futuras complicações ou atrasos. Estou grata à Universidade por essa preocupação em treinar os coordenadores”, declarou.

Além de outros quatro minicursos, a programação contou ainda com apresentação sobre o Panorama da graduação da UnB. O encerramento aconteceu com a mesa-redonda Estratégias para enfrentar os problemas da graduação.

“Com esta iniciativa, queremos municiar os coordenadores de informações, para que eles possam gerir as rotinas de seus cursos com propriedade, seja do ponto de vista acadêmico ou administrativo", reforçou o decano do DEG, Sérgio de Freitas. "É também um fórum de discussão para que, coletivamente, possamos encontrar as melhores soluções diante das dificuldades diagnosticadas”, completou.

De acordo com o decano, o encontro será realizado periodicamente, a cada dois ou três meses, oportunizando aos docentes a participação em outros minicursos e um processo de formação continuada.