DEBATE

UnB recebe evento que reúne especialistas e representantes de instituições de ensino de todo o país

 

A Universidade de Brasília sedia, a partir desta segunda-feira (20), o Seminário Nacional da Associação Universidade em Rede (UniRede), que se dedica a discutir a qualidade do Ensino a Distância (EaD) no país. Com o tema Convergência e Integração, o evento segue até quarta-feira (22). As atividades acontecem no prédio da Ciência da Computação e da Estatística (CIC/EST), no campus Darcy Ribeiro.

>> Confira a programação

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2016, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 1,5 milhão de estudantes ingressaram na educação a distância no Brasil naquele ano. Ao longo de uma década, o número de matrículas na modalidade saltou de 4,8% para 18,6%.

Para o presidente da UniRede, professor Alexandre Martins dos Anjos, esses números representam a contribuição da EaD na expansão e na democratização do ensino superior no Brasil.

“A EaD possibilita a ampliação da capacidade de ensino, conforme estabelece o Plano Nacional de Educação, além de proporcionar aos estudantes que estudam em locais distantes o acesso ao conhecimento e conferir mais autonomia no processo de aprendizagem", observa o gestor, que também é e secretário de Tecnologia Educacional na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Na terça-feira (21), Alexandre dos Anjos participa como mediador da mesa-redonda Regulação e Avaliação da Educação Superior a Distância e os Referenciais de Qualidade da EaD. “A programação abrange a estruturação de grupos de trabalhos, para que, por meio da partilha de experiências desenvolvidas, sejam estabelecidos critérios de qualidade e regulação na modalidade EaD.”

Criada em 1999, a UniRede atua de forma colaborativa, em conjunto com instituições públicas de ensino superior de todas as unidades da federação. Entre as entidades estão a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave