BIÊNIO

Concluído nesta quinta (16), workshop internacional do Departamento de Matemática é ligado ao Congresso Internacional de Matemáticos, que entre outros destaques, entregou a Medalha Fields

Delegação da UnB posa durante coquetel de abertura do ICM 2018. Cerca de 40 pessoas ligadas à instituição estiveram no congresso internacional, onde apresentaram mais de dez trabalhos. Foto: Arquivo pessoal

O Departamento de Matemática (MAT) da UnB realizou nesta semana o Workshop Internacional em Sistemas Dinâmicos Não-Lineares e Análise Funcional. Encerrado nesta quinta-feira (16), o evento integrou a programação oficial do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) no Rio de Janeiro, que terminou na última semana e reuniu eventos importantes, como a entrega da Medalha Fields – o Nobel da Matemática.

Com participantes e plenaristas de 20 países, o workshop do MAT aconteceu no auditório da Finatec, no campus Darcy Ribeiro. O evento está alinhado à proposta de propagar o ensino e a valorização da matemática, enfatizada pelo biênio temático da área no Brasil, que se encaminha para o fim.

Henrique Reis é doutorando do Programa de Pós-Graduação do MAT, na área de análise com ênfase em Equações Diferenciais Generalizadas. Para ele, o evento ligado ao ICM trouxe resultados interessantes. “Não é tão fácil encontrar eventos específicos como esse para a minha área de estudos. Aqui pude estar com muita gente importante, que possui trabalhos muito relevantes”, conta.

HISTÓRICO  Vale dizer que a atividade ligada ao ICM não se trata da primeira experiência do departamento com a internacionalização. Há mais de uma década, o MAT promove seu Workshop de Verão, que busca promover o intercâmbio pedagógico, científico e cultural, além da divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores e estudantes de pós-graduação participantes do evento.

Pablo Amster, da Argentina, apresenta na sessão de Equações Diferenciais Funcionais e Ordinárias durante workshop do MAT. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Ao logo de 2017 e 2018, o Instituto de Ciências Exatas (IE) da UnB, no qual o MAT está inserido, priorizou ações pensadas a partir do ponto de vista de gênero – tendência de discussão que permeou a programação do ICM – e educação para a sociedade.

Eventos como o Seminário Mulheres na Ciência da UnBGirls in ICT day e Curso de resolução de problemas voltado para professores de ensino médio, foram algumas dessas ações.

No ano passado, a UnB também levou a matemática para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e deve repetir a iniciativa em outubro de 2018, quando acontecerá a próxima.

A coordenadora de extensão do IE, Regina Pina, explica que contribuir de maneira decisiva para a produção de conhecimento, tecnologia e inovação em suas áreas é uma das prioridades do MAT. “Acessar, compreender e produzir ciência torna-se cada vez mais importante na vida cotidiana das pessoas”, afirma.

A docente acredita que a educação pode contribuir para que mais crianças e jovens aproximem-se do conhecimento científico e desconstruam a ideia de que matemática, por exemplo, é para poucos privilegiados ou não recomendada para meninas, moças e mulheres. “A extensão universitária pode e deve contribuir para que espaços e ações da universidade sejam mais conhecidos."