SERVIÇO

Etapa de confirmação ou escolha de matérias pela internet vai até 23 de julho. Ordem de inscrição não é critério para garantir vaga

O período de matrículas em disciplinas da graduação para o segundo semestre letivo de 2018 começa nesta sexta-feira (20), às 18h. O procedimento deve ser feito pelo sistema Matrícula Web até as 18h do dia 23 de julho.

A etapa é obrigatória para todos os estudantes, porém há especificidades para calouros. Diferentemente dos veteranos, os novatos não podem recusar ou incluir matérias, mas precisam confirmar a proposta de pré-matrícula oferecida individualmente pelo sistema. As necessidades de ajustes específicos devem ser reportadas presencialmente à coordenação do curso.

A ordem de inscrição pela internet não garante a vaga desejada. Neste sentido, a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) informa que não é preciso pressa para efetuar o procedimento, basta que ele seja feito dentro do prazo determinado, de 20 a 23 de julho.

Não participam desta primeira etapa de matrículas os aprovados na terceira chamada do PAS, e na segunda chamada dos vestibulares tradicional e indígena. Nesses casos, a confirmação deve ser feita presencialmente, nos postos avançados da SAA, nas datas previstas pelos editais dos respectivos processos seletivos.

>> Saiba mais sobre o processo matrícula no Guia do Calouro ou no Manual do Aluno

PASSO A PASSO – Para efetivar o acesso no Matrícula Web, é preciso informar número de matrícula e senha. Após o login, o estudante tem acesso à relação de disciplinas nas quais está pré-matriculado. Caso as sugestões sejam confirmadas, a matrícula é realizada automaticamente, pois essas vagas estão reservadas para o aluno.

Essa proposta individual considera critérios como curso, fluxo curricular e semestre em que o aluno se encontra, por isso, é recomendável que seja aceita. Contudo, se o estudante veterano recusar as disciplinas para inscrever-se em outras turmas, por exemplo, a vaga não estará mais garantida, e ele passará a concorrer com os demais interessados.

>> Saiba mais sobre a confirmação da pré-matrícula

O sistema não permite choque de horário entre disciplinas, e os pedidos de matrícula só serão aceitos até o limite de créditos do curso. Os veteranos ainda têm a possibilidade de se matricular em matérias optativas de outros departamentos ou outros campi. A consulta das opções pode ser feita no campo Oferta, localizado no lado esquerdo do Matrícula Web. O sistema disponibiliza informações sobre ementa, programa, pré-requisitos, créditos, turmas ofertadas, horários, locais, professores, reservas por curso e quantidade de vagas.

Importante ressaltar que a inscrição em disciplina fora do fluxo ou optativa não garante a vaga. Há critérios de prioridade para a seleção dos alunos pelo sistema, entre eles: condição de calouro; prioridade da opção da matéria (principal ou secundária); aderência ao fluxo; posição relativa do aluno em relação ao final do curso e Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

Veja todas as etapas do procedimento de matrículas. Clique para ampliar. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

NOVIDADE NO CALENDÁRIO – Ao fim do prazo para confirmação, retirada ou inclusão de disciplinas, o sistema faz o processamento coletivo das matrículas. Em 25 de julho, o aluno saberá se conseguiu incluir em sua grade as matérias pleiteadas e terá dois dias para confirmar o interesse em permanecer na lista de espera das turmas para as quais não conseguiu matrícula. A não confirmação implica exclusão automática do estudante da referida lista.

Após esta fase, os alunos têm até 19 de agosto para, via Matrícula Web, retirar ou incluir matérias – desde que elas não tenham lista de espera. O prazo de ajustes e reajustes presenciais, junto à coordenação de curso, será de 31 de julho a 10 de agosto. Pela primeira vez, portanto, todas as etapas de matrícula podem ser finalizadas antes do início do semestre letivo, previsto para 13 de agosto.

O secretário de Administração Acadêmica, Júlio Garay, afirma que a novidade é positiva porque possibilitará que alunos e professores iniciem as aulas totalmente focados no ensino. “A medida atende uma demanda antiga dos coordenadores de curso e pretende antecipar possíveis problemas, deixando para o começo do semestre apenas os casos pontuais”, comenta o servidor.

>> Acesse o calendário de matrícula, com todas as datas

PÓS-GRADUAÇÃO – Desde o ano passado, as matrículas nos programas de mestrado e doutorado também são feitas por meio do Matrícula Web. Para esse público, o prazo de inscrição em disciplinas será de 19 a 29 de julho. O procedimento de escolha das matérias é similar ao da graduação, após login no sistema. No entanto, a matrícula só é efetivada após cumpridas etapas da própria unidade acadêmica. Entre elas, a entrega dos resultados aos orientadores para verificação e possíveis ajustes.

>> Confira o calendário de matrículas da pós-graduação