INGRESSO

Lista de convocados para o segundo semestre foi divulgada nesta terça-feira (10). Registro acadêmico deve ser feito entre 11 e 12 de julho

De geração a geração: formado pela UnB, Anderson Rubin não escondeu a alegria em ver a filha, Thais, entre os aprovados para Engenharia Ambiental. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A expectativa era grande. Se não fossem os veteranos que aguardavam a recepção dos calouros, certamente o silêncio tomaria conta do Teatro de Arena, no campus Darcy Ribeiro. O local foi um dos pontos que receberam estudantes ávidos por encontrarem seus nomes na lista final afixada pelo Cebraspe. A ansiedade de Anderson Rubin era visível, mas, ao contrário de muitos, ele não esperava ver seu nome no rol de aprovados no vestibular.

A torcida era para que a sua filha, Thais Batista Rubin, estivesse entre os selecionados para o curso de Engenharia Ambiental. Assim que a relação dos aprovados em primeira chamada foi liberada nos painéis, a emoção dominou o ambiente. Para a alegria do pai-coruja, Thais era uma das jovens em êxtase com o sucesso alcançado. “É a segunda vez que estou tentando. Sou muito apaixonada pela área e espero que dê tudo certo!”, celebrou.

Após tentativas frustradas, a persistente Sara Sampaio finalmente conseguiu passar no vestibular. Vai cursar Licenciatura em Química. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Quem também trouxe toda a família foi Sara Gomes Sampaio, que iniciará o curso de Licenciatura em Química. Além dos pais e da irmã, vieram primos, tios e avós para comemorar o resultado.

“Ver o nome dela na lista da UnB é algo inexplicável. Eu espero que ela tenha feito a melhor escolha e consiga concluir os estudos”, desejou a eufórica mãe, Lilian Sampaio.

No total, foram oferecidas mais de duas mil vagas, distribuídas entre 98 graduações nos campi Darcy Ribeiro, de Ceilândia, do Gama e de Planaltina. O curso com maior concorrência foi Medicina, com 179 candidatos por vaga. Mais de 14 mil candidatos prestaram o vestibular.

Dada a acirrada disputa por uma oportunidade, persistência e dedicação fazem parte da rotina dos jovens que sonham ingressar em uma universidade pública. Mesmo cursando Jornalismo em outra instituição, Ruan Roberto Ribeiro não desanimou e prestou novamente o vestibular da UnB. Dessa vez, passou em primeiro lugar. “Era o meu sonho, agora só quero curtir e conhecer mais o curso e a área de Comunicação.”

E se passar na Universidade já é motivo de muita satisfação, melhor ainda quando a colega de estudos também é aprovada. Luana Matias e Giovana Alcântara, as novas estudantes de Fonoaudiologia e de Matemática, respectivamente, vão comemorar juntas. “Agora começa uma nova etapa, muita gente desanima de vir ver o resultado, mas nós estávamos confiantes”, contou Giovana.

Aprovadas no vestibular, Giovana Alcântara e Luana Matias sonharam juntas e agora compartilham a alegria da realização. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Munidos de tinta, farinha, acessórios e muita animação, grupos de veteranos de diferentes cursos aguardavam os novos estudantes.

“Quando passei no vestibular, me senti muito acolhida pelo curso e isso me motivou a participar desse momento e receber quem está chegando também”, afirmou a graduanda em Biologia Vitória Castanha.

REGISTRO ACADÊMICO  O próximo passo para os convocados na primeira chamada do vestibular da UnB para o segundo semestre é realizar o registro acadêmico. A etapa é obrigatória para assegurar a vaga conquistada com a aprovação. Somente após o registro, o estudante pode ser considerado aluno da UnB.

O processo acontece em etapas. Primeiro, é preciso fazer o envio on-line de documentos digitalizados. A lista dos documentos exigidos e demais orientações estão disponíveis na Agenda do Calouro. Depois, entre os dias 11 e 12 de julho, das 8h15 às 11h45 e das 14h às 20h, o candidato deve se apresentar pessoalmente no posto da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), indicada na Agenda do Calouro, de acordo com seu curso.

A fase final do registro acadêmico consiste no recebimento do número de matrícula, por e-mail. A SAA efetuará o envio até o dia 18 de julho.

INÍCIO DAS AULAS – A partir de 13 de agosto, a UnB recebe 4.679 novos alunos de graduação, oriundos de sete processos seletivos diferentes: Vestibular Tradicional, Programa de Avaliação Seriada (PAS), Vestibular para Vagas Remanescentes, Vestibular Indígena, Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo, Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior.

A recepção de Boas-Vindas aos Calouros já tem data marcada, será no dia 15 de agosto, às 10h, com a palestra #InspiraUnB, no Centro Comunitário Athos Bulcão.

>> Saiba mais em boasvindas.unb.br