ENSINO

Convidada para workshop na UnB, professora alemã propõe estímulo ao pensamento criativo para tornar o aprendizado da disciplina aplicável a diversas áreas da vida

 

"Precisamos aprender a pensar de forma mais crítica se queremos um mundo melhor", defende a professora Brigitte Lutz-Westphal, convidada do Workshop de Verão da Matemática. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

 

Fluida. Esse não seria um adjetivo associado à matemática na opinião daqueles que tinham dificuldades com a área durante a vida escolar. No entanto, o trabalho da professora alemã Brigitte Lutz-Westphal pretende, por meio de perguntas criativas, apresentar uma nova pedagogia para o ensino da disciplina.

 

docente de Didática da Matemática da Freie Universität Berlin esteve na Universidade de Brasília nesta semana para ministrar minicurso durante o décimo Workshop de Verão do Departamento de Matemática (MAT). “Proponho uma abordagem criativa que leve a questionamentos capazes de formar mestres e discípulos críticos na área e na vida”, enfatiza a convidada.

 

Segundo Brigitte, pensar em soluções criativas para perguntas simples é um meio de exercitar novos pontos de vista para problemas cotidianos. “A intenção é preparar não apenas futuros professores para o campo matemático, mas seres humanos prontos para a vida, já que esse exercício pode ser aplicado em qualquer situação.”

 

Para explicar sua técnica, a professora utiliza o seguinte exemplo: Considerando uma sequência de números 1, 2, 3, 4, 5, quais seriam os próximos algarismos? Provavelmente, a resposta mais comum seria 6, 7, 8, 9, 10. “Mas por que não 4, 3, 2, 1, por exemplo?”, questiona Brigitte.

 

A especialista avalia que as respostas às perguntas variam de acordo com o nível de aprendizado do interlocutor. Um aluno de graduação, por exemplo, já teria mais elementos para agregar às respostas, podendo ir além da sequência padrão de 1 a 10.

 

“A vida não é sobre pensar de maneira linear. Em lugar de viver automaticamente, é preciso refletir sobre cada situação, propondo soluções para questões cotidianas de abrangência individual e social. Isso é matemática”, considera a docente. 

Brigitte Lutz-Westphal defende um pensamento mais humanizado e crítico da matemática e da vida. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

 

A trajetória de vida da convidada do MAT ajuda a entender sua visão diferenciada, que pretende transformar em materiais didáticos acessíveis. Além de professora, Brigitte é violinista e acredita ter aprendido a pensar de modo flexível por influência da mãe, que também é musicista, e desde muito cedo a introduziu no universo dos jogos de lógica matemática, os quais aprecia até hoje.

 

“Tudo pode ser fluido, tanto na matemática como na música. Tento ensinar essa postura questionadora para os meus alunos e meus filhos, a fim de prepará-los para serem agentes de mudança na vida", diz. "E acho que tenho conseguido”, comemora.

 

WORKSHOP DA MATEMÁTICA Além do minicurso de pensamento criativo em sala de aula, ministrado por Brigitte, o evento ofereceu outros oito cursos. As atividades foram voltadas para público que trabalha com matemática e para indivíduos com conhecimentos prévios sobre os assuntos abordados.

 

“O Workshop de Verão representa bem a diversidade de pesquisas do Departamento de Matemática da UnB. Nosso público neste ano foi de aproximadamente 300 participantes, entre alunos e professores de ensino básico, alunos de graduação e professores das mais diversas universidades do Brasil e do mundo”, afirma o professor Raimundo Bastos, um dos coordenadores do evento.

 

Promover o intercâmbio pedagógico, científico e cultural, bem como a divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores e estudantes de pós-graduação participantes do evento é um dos objetivos do Workshop, já tradicional no calendário do MAT.

 

“O projeto tem a vocação de encorajar a participação nos programas de pós-graduação da Matemática e áreas afins, além de agrupar profissionais oriundos de todas as regiões do país e do exterior que buscam aperfeiçoamento ou interação científica”, afirma a coordenadora de educação matemática do Workshop, professora Regina Pina.

 

MAIS MATEMÁTICA Os anos de 2017 e 2018 foram instituídos por lei como o Biênio da Matemática no Brasil. A iniciativa busca potencializar o futuro, promovendo, durante esses dois anos, eventos e ações que colocarão a matemática, a ciência e a tecnologia no foco da comunicação, contribuindo para o crescimento do país e o desenvolvimento humano.

 

Entre as principais atividades do biênio está o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), que será realizado em agosto, no Rio de Janeiro. Este é o evento mais importante da área. Nele é entregue a Medalha Fields, distinção máxima para cientistas da área – o prêmio Nobel da Matemática.

 

A Universidade de Brasília sediará um dos eventos do ICM, o International Workshop on Nonlinear Dynamical Systems and Functional Analysis (Workshop Internacional em Sistemas Dinâmicos Não-Lineares e Análise Funcional, em tradução livre).

 

O Departamento de Matemática já atuou em diversos eventos relacionados ao tema, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017. Para os próximos dias 21 e 22 de março, está prevista a realização de encontro temático sobre as mulheres na matemática. A programação será divulgada em breve.

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