INFORME

Aprovados por PAS, SiSU e VHE têm agora até sexta-feira (9) para entregar documentação e assegurar vaga na Universidade

A Universidade de Brasília, por meio do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), prorrogou o prazo de registro acadêmico para aprovados pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS), pelo Sistema de Seleção Unificada do MEC (SiSU) e pelo Vestibular para cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica (VHE). Agora, os estudantes podem se dirigir aos campi até as 18h desta sexta-feira (9).

Inicialmente, o prazo terminaria nesta quarta-feira (7), mas o DEG decidiu, em conjunto com o Cebraspe, pela prorrogação. O objetivo é viabilizar melhores condições de acesso aos calouros que ainda não finalizaram esta etapa. "Apesar de já termos realizado 4.347 atendimentos até esta terça-feira (6), optamos por estender o tempo de aceitação dos documentos para dar tranquilidade ao público envolvido", declarou a decana do DEG, Cláudia Garcia.

Os mais de quatro mil atendimentos feitos até então geraram a conclusão de 3.620 pré-registros de candidatos aprovados. "A diferença acontece porque há estudantes que chegam à Universidade com documentação incompleta e precisam voltar depois para concluir o processo", explica a decana.

O registro acadêmico é etapa fundamental para que aprovados nos processos seletivos garantam vaga na UnB. Neste ano, o processo trouxe duas inovações: a fase de pré-registro, na qual o estudante pode antecipar o envio de seus documentos pela internet antes de comparecer presencialmente à Universidade com os originais em mãos, e a convocação conjunta de aprovados no PAS para o primeiro e para o segundo semestre de 2018.

Até esta sexta-feira (9), os calouros podem tanto enviar seus documentos pelo site do Cebraspe quanto comparecer aos locais indicados na Agenda do Calouro dos respectivos processos seletivos. De acordo com a decana Cláudia Garcia, o movimento intenso de estudantes nos dois primeiros dias de atendimento se deu, principalmente, à coincidência de calendários do PAS e do SiSU em 2018. "Isso não acontecia há alguns anos", enfatiza.