CONSULTA DISPONÍVEL

Candidatos que fizeram o exame em 2017 têm oportunidades em 89 cursos nos quatro campi

Foi liberada nesta quinta-feira (18) a consulta online aos resultados individuais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Este ano, a Universidade de Brasília oferta 1.988 vagas em 89 cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso no primeiro semestre de 2018.

Os candidatos têm acesso aos resultados na Página do Participante. É necessário informar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.

Do total de vagas na UnB, 874 são destinadas para ampla concorrência, 104 para ações afirmativas e 1.010 reservadas para os candidatos amparados pela Lei nº 12.711/2012, que prevê cotas para estudantes de Ensino Médio oriundos da rede pública. Cursos que possuem edital próprio, como Libras e Educação do Campo, e os que exigem certificação de habilidade específica não estão entre aqueles com vagas ofertadas pelo SiSU.

Há oportunidades para os quatro campi da instituição, em cursos de turno integral (matutino e vespertino) e noturno. O termo de adesão da UnB ao SiSU, com informações sobre cursos, quantitativo de vagas e especificações de nota de cada curso está disponível no site do Cespe. As inscrições vão de 23 a 26 de janeiro.

Para se inscrever, o aluno deve acessar o portal do programa de posse do número de inscrição do Enem e de senha já cadastrada. Ao entrar, o candidato deverá assinalar a UnB como opção de Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) e escolher qual sistema de vagas, campus, curso e turno de preferência.

Existem três sistemas de ingresso nos quais o candidato pode concorrer. São eles: Ampla Concorrência (Sistema Universal), Cotas para Escolas Públicas e Cotas para Negros. Os requisitos de cada um se encontram no edital do programa. O resultado em primeira chamada será divulgado em 29 de janeiro.

CAMPI – Entre as vagas ofertadas, o maior número está disponível para o campus Darcy Ribeiro, com cerca de 1.615 vagas. São 53 cursos, incluindo os mais disputados, como Medicina e Direito. Para o campus de Ceilândia, estão à disposição seis cursos da área de saúde. No total, são 148 vagas para bacharelados em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Terapia Ocupacional.

No campus Gama são ofertadas 140 vagas para Engenharias. A opção específica de cada candidato pelas áreas de Aeroespacial, Automotiva, Eletrônica, Energia ou Software será feita ao longo do curso. Mais 85 vagas são ofertadas para o campus Planaltina, nos cursos de licenciatura em Ciências Naturais – diurno e noturno – e bacharelados em Gestão do Agronegócio e Gestão Ambiental.

Este é o quarto ano em que a UnB utiliza as notas do Enem como forma de ingresso na graduação para o primeiro semestre letivo. Para o período, o acesso ao ensino superior na Universidade também é possível via Programa de Avaliação Seriada (PAS), cujo resultado deve ser divulgado na próxima sexta-feira (26). Desde 2014, a instituição realiza vestibular tradicional apenas no meio do ano, para ingresso no segundo semestre.

INSCREVA-SE – As inscrições ocorrem de 23 a 26 de janeiro, no site do SiSU. O estudante poderá escolher duas opções de curso. Serão selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas oferecidas. Os candidatos que forem selecionados em primeira chamada deverão comparecer à UnB para fins de registro acadêmico nas datas de 5, 6 e 7 de fevereiro.

Confira abaixo outros processos seletivos abertos para ingresso na UnB que utilizam notas do Enem:

>> Universidade lança seleção para transferência facultativa

>> Vagas abertas para quem tem diploma em curso superior

>> Publicado edital para licenciatura em Educação do Campo

>> Inscrições reabertas para vestibular de habilidade específica

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.