AVALIAÇÃO

UnB promove palestra para ressaltar importância da participação dos estudantes. Provas estão marcadas para o próximo dia 26

Luiz Antônio Pasquetti, Cláudia Griboski e Márcia Abrahão falaram a estudantes no evento Rumo ao Enade – Vamos mostrar a força da UnB. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Alunos selecionados para realizar o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2017 compareceram, nesta terça-feira (31), ao auditório azul da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública (Face), para a palestra informativa Rumo ao Enade – Vamos mostrar a força da UnB. Organizado pelo Decanato de Ensino de Graduação, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB, o evento se propôs a deixar clara a importância da participação dos estudantes no processo, que avalia, entre outras coisas, a nota da instituição no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC).

A reitora Márcia Abrahão saudou os presentes parabenizando os estudantes e ressaltando o papel do corpo discente no Enade. “Se vocês estão aqui, é porque estão na reta final de seus cursos. A participação de vocês é essencial para a melhoria conjunta da nossa universidade", disse. Além de alunos, coordenadores de cursos que serão avaliados estiveram entre os convidados.

A apresentação do tema foi feita pela professora Cláudia Griboski, diretora de Avaliação do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). Ela foi diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e conhece detalhes do processo.

Encontro preparatório para o Enade lotou auditório azul da Face. Estudantes selecionados e coordenadores de cursos avaliados constituíram o público. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

“A legislação que rege a aplicação do Enade foi pensada com a participação da União Nacional dos Estudantes. A avaliação é um trabalho conjunto da universidade e dos alunos, já que, além do crescimento como profissional, o estudante precisa avaliar a estrutura da instituição em que está se formando”, esclareceu.

Um dos principais pontos frisados pela diretora foi o fato de que o resultado individual não é divulgado, apenas o desempenho global da instituição. “Por isso é necessário ter em mente a importância do Enade para a avaliação da UnB”, destacou. O exame possibilita, entre outros aspectos, que os cursos acompanhem resultados de suas ações pedagógicas e comparem sua formação àquelas oferecidas por outras instituições de ensino superior.

Uma das metodologias utilizadas pelo exame é o cruzamento de dados com notas do Enem, a fim de mensurar o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo da graduação.

Diretora no DPO, Cláudia Griboski enfatizou importância da participação dos estudantes para a avaliação da Universidade. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

AVALIAÇÃO – O exame é composto por 40 questões discursivas e objetivas, dividas em conteúdo geral (10) e específico (30), e também avalia aspectos da universidade. “É preciso demonstrar o que a instituição agregou à formação do estudante. A marca UnB só se mantém por vocês e fica de legado para os que virão”, lembrou o professor Luiz Antônio Pasquetti, assessor especial da Reitoria.

O Enade é requisito para o estudante colar grau. “Ele é considerado como uma disciplina curricular obrigatória para aqueles que são selecionados para realizá-lo. Quem não comparece, fica devendo matéria”, alertou Cláudia Griboski. Só na UnB, serão 59 cursos avaliados. Para saber o local de realização da prova, o estudante precisa acessar o site do Inep e responder ao questionário de avaliação institucional.

O documento questiona itens como o impacto das disciplinas na formação do indivíduo e estímulo das relações professor-aluno ao aprendizado. Os estudantes que devem se formar em 2018 e não receberam convocação para o Enade devem procurar as respectivas coordenações de curso e verificar se estão na lista de selecionados. Para mais informações sobre a participação da UnB no exame deste ano, acesse o site do DEG

Enade: 26 de novembro de 2017
Fechamento dos portões: 13h
Prova: 13h30 a 17h30