EDUCAÇÃO

Prêmio Santander Universidades reconhece técnica que propõe aprendizagem ativa e colaboração entre os estudantes. Alunos apresentaram melhora significativa de desempenho

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

 

A metodologia de ensino Trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa, criada pelo professor Ricardo Fragelli, da Faculdade UnB Gama (FGA), conquistou o primeiro lugar na edição 2015 do Prêmio Guia do Estudante/Santander Universidades. A técnica, que busca incentivar a colaboração entre os estudantes, foi vencedora na categoria Apoio ao aluno. A UnB também foi premiada na cerimônia, realizada no último dia 19, em São Paulo.

 

Criada em 2013, a metodologia foi inspirada no filme Trezentos, no qual um pequeno grupo de soldados espartanos ganha batalhas de exércitos mais numerosos. A técnica utilizada na disciplina Cálculo 1, em turmas de mais de 100 alunos, conseguiu reduzir o índice de reprovação na matéria de 50% para 5%, além de minimizar fatores que causam mal desempenho nas avaliações, como ansiedade e nervosismo.

 

 

“Ao participar do Trezentos, notamos que é mais vantajoso unirmos esforços, pois os resultados serão muito melhores que o individual”, relata Fragelli. O projeto superou outras 2.848 propostas inscritas no Prêmio Guia do Estudante.

 

METODOLOGIA - Após a realização de uma prova na disciplina Cálculo 1, a turma é dividida em grupos de estudos, que mesclam estudantes com boas e más notas. Em cada equipe, é escolhido um líder, geralmente o aluno de melhor nota, com objetivo de dar apoio para os estudantes com baixo rendimento, oferecendo nova oportunidade de avaliação.

 

Aqueles que tiveram notas baixas têm o direito de refazer o teste, enquanto os estudantes com bom desempenho recebem acréscimo na nota de acordo com a melhora dos demais integrantes do grupo.

Ricardo Fragelli recebeu dez prêmios nacionais na área de educação. Foto: Izabela Cardoso/ Rei da Derivada

 

O graduando Erick Fagundes, de Engenharia Eletrônica, destaca que a metodologia funciona. Para ele, o aluno tem uma visão do conteúdo diferente da ministrada pelo professor e, desse modo, pode ensinar aos colegas macetes e outras formas de assimilar a matéria. “Incrível é ver que mesmo pessoas que já saíram da disciplina continuam formando grupos, se ajudando para estudar. A turma toda sai ganhando”, relata.

 

CARREIRA - Fragelli explica que sempre foi adepto de métodos que estimulam a aprendizagem ativa dos estudantes, fugindo do modelo tradicional de aula. “A ideia é motivar, incentivar a criticidade e a participação”.

 

Em sua trajetória acadêmica, o docente recebeu dez prêmios nacionais relacionados à educação. Fragelli realiza palestras pelo Brasil sobre a metodologia, adotada também por outros professores da UnB e de outras instituições. O professor também é responsável pelas iniciativas Rei da DerivadaSummaê, métodos que surgiram na sala de aula e hoje viraram grandes eventos.

 

Projetos lúdicos estimulam aprendizado de estudantes de Engenharia

10º Rei da Derivada UnB, um dos projetos para estimular aprendizado. Foto: Izabela Cardoso/ Rei da Derivada

 

No último dia 19, Fragelli recebeu o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2015, promovido pela Associação Brasileira de Liderança. A condecoração o reconhece como profissional do ano e destaque nacional, após indicação e análise de currículo por comissão julgadora. “Foi uma grande surpresa e felicidade”, comemora.

 

Metodologia dos Trezentos

 

Trezentos - Águias Que Cantam

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.