BOAS-VINDAS

Atividades aconteceram em Ceilândia, Gama e Planaltina durante o registro acadêmico dos dias 20 e 21 de julho

Tutores da FCE preparados para receber e orientar calouros durante o registro acadêmico. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Com sorrisos, entusiasmo e muita informação, os aprovados do Vestibular 2017 foram recepcionados por alunos veteranos durante o registro acadêmico nos dias 20 e 21 de julho. Identificados com coletes verdes, os tutores selecionados previamente por meio de editais atuaram nos campi de Ceilândia, Gama e Planaltina.

Mariana Nunes, veterana do curso de Enfermagem na Faculdade de Ceilândia (FCE), diz ter sentido falta dessa recepção ao ingressar na UnB. “Não tinha ninguém para me informar. Não sabia como resolver nada. Acho fundamental o papel desenvolvido pelos tutores, para esclarecer dúvidas e informar sobre as atividades acadêmicas existentes no campus”, enfatiza. Mateus Lemes, aluno do curso de Engenharia Eletrônica na Faculdade do Gama (FGA), avalia a importância da tutoria para o acolhimento ao calouro. “Eu tento fazer por eles o que ninguém conseguiu fazer por mim."

Novas ações desenvolvidas durante o registro – tour pelo campus, fotos com plaquinhas, abraços grátis, selfies e comemorações com balões – possibilitam uma maior interação com os calouros que ingressam no ambiente acadêmico. Marcos Antônio, estudante do curso de Geologia na Faculdade de Planaltina (FUP), avalia o aprimoramento do processo de recepção aos novos alunos. “Essa é a terceira vez que sou tutor. E a gente viu a necessidade de sempre estar renovando. De apresentar o campus para os alunos. Muitos chegam aqui desorientados. Ter alguém para guiá-los é algo muito importante nessa fase inicial”, ressalta.

O Serviço de Orientação Universitária (SOU) é quem faz a seleção, o treinamento e a coordenação das atividades desenvolvidas pelos tutores nos dias de registro. A proposta das ações é aproximar calouros e veteranos de forma descontraída, amigável, e estimular a troca de experiências entre quem já está vivendo a realidade universitária e quem está chegando neste novo ambiente.

Márcia Denise, pedagoga do SOU da FUP, conta que, após o registro acadêmico, é realizada uma avaliação com os tutores, que analisam sua participação no projeto. “Os alunos avaliam os pontos positivos e negativos desse momento de acolhimento aos calouros. Nesta edição, o resultado foi muito bom”, afirma.

BOAS-VINDAS  Para receber o calouro de forma mais acolhedora e humanizada, a Comissão de Boas-Vindas se reúne periodicamente a fim de definir atividades voltadas ao primeiro momento de contato entre o novo estudante e a UnB. A iniciativa é composta por servidores de vários setores da instituição, que desenvolvem ações conjuntas antes e durante os dias do registro acadêmico e da primeira semana de aula. Mais informações sobre a comissão e outras de utilidade ao calouro podem ser encontradas no site boasvindas.unb.br.

*estagiário de jornalismo na Secom/UnB