ESPECIAL

Reportagens produzidas para redes sociais, a partir do olhar dos calouros, homenageiam os 55 anos da Universidade com incentivo à pesquisa e à criatividade

Caloura de Enfermagem na FCE, Samara Pires foi aprovada no vestibular após a segunda tentativa. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Criatividade, ousadia e persistência são características presentes na rotina dos calouros da Universidade de Brasília. Os estudantes, aprovados no Vestibular 2017, ocupam, mais uma vez, espaço nas páginas oficiais da instituição – Facebook, Twitter e, agora também, Instagram. Nessas redes sociais, eles mostram suas percepções ao ingressar em uma das 11 melhores instituições de ensino superior do Brasil e participam da série Tô na UnB, que retorna, na terceira edição, com relatos publicados às terças, quintas e sábados, e com a proposta de traçar perspectivas educacionais sob o olhar dos calouros entrevistados durante o registro acadêmico – que ocorreu nos dias 20 e 21 de julho.

Samara Pires, caloura de Enfermagem no campus UnB Ceilândia, conta sobre sua conquista ao ser aprovada pela instituição na segunda tentativa de ingresso. “Prestei vestibular em 2015 e agora, em 2017”, relembra a estudante, que passou no certame nas vagas destinadas a cotas para escola pública. Ela afirma que conheceu mais sobre enfermagem quando foi doar sangue. “É uma atividade extremamente importante de ajuda ao próximo, e o curso também é assim”, ressalta.

Novata no programa de Letras – Espanhol no campus Darcy Ribeiro, Ana Luiza de Oliveira segue os passos da família ao ingressar na UnB. Sua mãe é egressa da Universidade no mesmo curso, a irmã mais velha cursa Artes Cênicas – também no Darcy – e sua irmã gêmea irá cursar Terapia Ocupacional no campus UnB Ceilândia. “Me senti muito bem quando soube da aprovação. Minha mãe já estudou aqui, minha irmã também estuda. Estava todo mundo muito confiante que eu passasse”, conta.

Pedro e Marcus Vinícius vão cursar Gestão Ambiental na FUP. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Marcus Vinícius Teixeira e Pedro Júlio Damaceno, calouros no campus UnB Planaltina, já têm uma trajetória parecida dentro da Universidade. Desistentes do curso de História, ambos buscam agora se encontrar em Gestão Ambiental. “É a segunda vez que eu entro na UnB. Fiquei um pouco frustrado cursando História e decidi fazer outro vestibular”, rememora Pedro. Marcus espera fazer parte do crescimento da Universidade: “minhas expectativas são as melhores possíveis. Tenho até projetos de mestrado e doutorado. Quero crescer”, afirma.

Caloura de Engenharia no campus UnB Gama, a egressa do curso de Letras Samanta Souza Vieira está feliz por ser aprovada novamente na instituição. Com muita dedicação, conseguiu conciliar os estudos para o Vestibular 2017 com o ensino superior e o trabalho. “O tempinho que eu tinha, usava para revisar algumas matérias na Biblioteca Central da UnB.” A estudante possui grandes expectativas para a nova vida acadêmica. “Com esforço e comprometimento, quero contribuir para o desenvolvimento da Universidade”, enfatiza.

Mylena e Natália estão animadas para começar a trajetória acadêmica. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Mylena Xavier, novata no curso de Ciências Naturais na UnB Planaltina (FUP), virá de Uberlândia para morar em Brasília e celebra o ingresso na UnB. Ela é a primeira da família a entrar no ensino superior e, para isso, também precisou distribuir seu tempo entre estudos para o vestibular e trabalho.

“Sou atendente de farmácia em Uberlândia. Chegava tarde em casa e estudava durante a madrugada inteira. Somava cerca de seis horas por dia”, revela. “Agora tenho muitas expectativas. Espero que a UnB me dê capacidade para ser uma boa profissional. Quero lecionar e espero transmitir todo o conhecimento acadêmico adquirido aqui para meus futuros alunos”, planeja.

Colega de Mylena na FUP, a também novata Natália Cristine tem metas semelhantes para os próximos quatro anos. “Estou muito animada. Quero trabalhar com pesquisas por meio da licenciatura e dar aula no ensino médio”, projeta.

A campanha UnB 55 – Ciência e Ousadia sintetiza o espírito da instituição no momento. Inspirada nas referências de Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Athos Bulcão, unifica a ousadia da arte com o papel transformador da ciência.

Publicada entre fevereiro e março de 2016, a primeira edição da série mostrou a comemoração dos ingressos pelo vestibular seriado, juntamente com o engajamento dos alunos com questões relacionadas à preservação da instituição acadêmica. Na segunda edição, publicada em julho de 2016, a série focou a diversidade e a pluralidade da UnB.

*Estagiário de jornalismo na Secom/UnB