AVALIAÇÃO

Publicado pela primeira vez, documento reúne dicas para a construção de um texto coerente

 

Um guia que traz critérios de avaliação para auxiliar os estudantes a produzir uma boa redação foi publicado, pela primeira vez, para os interessados em participar do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS).

 

Para o Núcleo de Recursos e Provas Discursivas do Cebraspe, responsável pela elaboração do Guia de Critérios de Avaliação - Prova de Redação do PAS, a publicação é necessária para que o candidato ao Programa conheça os principais erros cometidos no momento de redigir os textos.

 

A ideia surgiu com base em pesquisa do próprio setor, feita durante as correções das redações de eventos do Centro. Com a verificação dos erros mais comuns, identificou-se a necessidade de uma publicação direcionada para esse fim.

 

O guia tem a finalidade de orientar e auxiliar o estudante. Após a leitura, será possível perceber, entre outros aspectos, quais são as palavras inadequadas que não podem ser utilizadas na redação e conhecer os problemas mais recorrentes para evitar cometê-los.

 

CRITÉRIOS - Os critérios de avaliação da prova são divididos em dois aspectos: a macroestrutura, que é o conteúdo e a apresentação textual da redação, e a microestrutura, que se concentra na forma como a redação é escrita, incluindo avaliação de grafia, acentuação, morfossintaxe e propriedade vocabular.

 

Assim, no guia são disponibilizadas informações sobre a adequabilidade do texto, como, por exemplo, a escrita com letra de forma (que pode ser utilizada, desde que seja feita a diferença entre maiúscula e minúscula). Outro exemplo: para o estudante anular uma palavra errada, ele deve riscar e escrever em seguida a palavra correta.

 

O guia foi produzido para estudantes com idade entre 14 e 18 anos e, por isso, a linguagem utilizada na publicação é diferenciada, com textos simples, diretos e com muitas ilustrações.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.