COMUNIDADE

Iniciativa discute hábitos seguros de direção nesta quinta-feira (5). Estudantes podem concorrer a uma viagem à França

 

Palestras, simulação de direção e uma competição educativa que pode render, ao condutor com melhor desempenho em quesitos de segurança ao volante, uma viagem à França. Nesta quinta-feira (5), a Universidade de Brasília recebe o programa Michelin Best Driver, voltado à educação no trânsito para jovens condutores.

 

A ação, realizada em parceria com o Decanato de Extensão, prevê talk shows comandados pelo apresentador Felipe Solari, com a participação do escritor, sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati e do piloto de motociclismo Leandro Mello. As apresentações ocorrem às 10h e às 16h, na ala Sul do Instituto Central de Ciências (ICC).

 

Um simulador também testará o desempenho dos estudantes em situações cotidianas de trânsito. A máquina foi desenvolvida com tecnologia de videogames e, por meio de óculos 3D, objetiva proporcionar o máximo de realismo aos participantes.

 

PREMIAÇÃO – Os alunos regularmente matriculados na UnB podem participar da iniciativa e concorrer a uma viagem à França. Para conscientizar os jovens sobre a forma de dirigir, será instalado um aparelho de telemetria no carro de cem universitários. A ferramenta irá monitorar o nível de segurança da condução do motorista. A escolha dos estudantes será feita por meio do desempenho no simulador de direção.

 

Serão avaliados quatro quesitos: curva, frenagem e aceleração bruscas, além do excesso de velocidade. Com base nos dados apurados, os estudantes serão classificados em uma escala de zero a 100. Quanto maior a pontuação, mais segura a condução do motorista.

 

Para se inscrever, os alunos precisam preencher ficha no local do evento, ter entre 18 e 25 anos; possuir carteira de habilitação de motorista dentro do prazo de validade; ter um carro de uso próprio; e dirigir entre 500 e 3 mil quilômetros, por no mínimo 12 dias, em um período de 20 dias.

 

Mais informações sobre o evento

 

DADOS – Segundo dados do Ministério da Saúde, os jovens entre 20 e 29 anos são as maiores vítimas de acidentes de trânsito no Brasil: 25% dos acidentes fatais envolvem este público no país. Taxa que vem diminuindo no Distrito Federal, mas ainda se mantém alta, registrando quase 24% em 2013. No ranking geral das maiores vítimas no DF, lideram os pedestres (34,2%), seguidos pelos passageiros dos carros (33,1%) e motociclistas (26,1%).

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.