TECNOLOGIA

Com financiamento próprio e muita disposição, time da Faculdade do Gama levou Universidade a evento internacional nos Estados Unidos

Membros da equipe Capital Rocket Team, familiares e estudantes da FGA em palestra sobre o lançamento do foguete Guarani I, preparado para competição nos EUA. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Neste mês de junho, a Capital Rocket Team, equipe de desenvolvimento de foguetes formada por estudantes da Universidade de Brasília, participou pela primeira vez da maior competição de lançamento de foguetes do mundo, a Spaceport America Cup, que aconteceu no Novo México, Estados Unidos.

Em resultados a equipe não foi longe, mas a experiência de participar e a chance de crescimento possibilitada pela competição foram suficientes para recarregar o ânimo dos estudantes, que se empenharam muito para chegar à disputa.

Com um orçamento inicial de R$ 12 mil para o protótipo do foguete Guarani I, a equipe se desdobrou para custear a viagem. Fizeram parcerias com empresas privadas, ofereceram minicursos de foguetemodelismo e realizaram vaquinha virtual, além de contar com as mensalidades pagas por cada colaborador da equipe.

“Mesmo não dando dinheiro, a UnB foi de suma importância em nossa caminhada, além de fornecer a estrutura, ela cedeu os professores e todo suporte intelectual para que pudéssemos realizar o projeto”, afirma Luan Oliveira, engenheiro e líder da área de propulsão do time.

Luan Oliveira, líder da área de propulsão, explicando a montagem do foguete para o público na palestra de lançamento. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Foi ele também o responsável por apresentar a um público composto por estudantes e familiares de alunos o passo a passo do projeto para o lançamento do foguete levado aos EUA. A palestra aconteceu dias antes do embarque, em 6 de junho, e contou com uma exibição dos testes de motores do artefato.

Depois de participarem do Festival Brasileiro de Minifoguetes e da Competição Brasileira de Foguetes (Cobruf), a equipe da capital federal teve pouco mais de sete meses para começar a desenvolver o Guarani I, que possui 2,3 metros e pesa 26kg. Com um programa audacioso e inovador, o time conseguiu terminar o projeto e embarcou no dia 13 de junho para participar da competição.

SOBRE – A Capital Rocket Team foi criada em 2013, com a proposta de "aplicar os conhecimentos aprendidos em sala de aula e transformar em algo concreto – neste caso, o lançamento de um foguete”, como explica Diogo Sens, estudante de Engenharia Aeroespacial e atual tesoureiro do time. Hoje a equipe conta com 20 membros e é orientada pelo professor sul-coreano Jungpyo Lee.

O projeto ainda não está ligado a uma disciplina ou curso ofertado dentro da Universidade. A proposta do coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial, o ucraniano Olexiy Shynkarenko, é que a participação na equipe vire uma atividade obrigatória nos próximos semestres, assim como estágio e outras atividades necessárias para a formatura. Para saber mais sobre os projetos da Capital Rocket Team, acompanhe a página da equipe no Facebook.